Topo

Irmão de Luciano Huck conta como família reagiu quando ele assumiu ser gay

Fernando Grostein é entrevistado no "Conversa com Bial" - Reprodução/TV Globo
Fernando Grostein é entrevistado no "Conversa com Bial" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

21/06/2017 12h23

Irmão do apresentador Luciano Huck, Fernando Gronstein contou durante o “Conversa com Bial” da última terça-feira (20) como foi o processo de se assumir gay, aos 20 anos – hoje, ele tem 36.

“Foi um lento processo”, lembrou, contando uma experiência traumática que teve com um amigo: “Basicamente, minha adolescência foi inteira de sofrimento, estranhamento, nada fazendo sentido. Eu fiquei com um amigo desses que gostava muito de futebol, nós dois tínhamos bebido, etc. No dia seguinte, tamanho era o desespero dele, assim ’você não pode falar pra ninguém, não sei o que’, soltou uma bomba na minha casa pra me intimidar e ficar quieto. Uma coisa que era para ter sido legal, especial, foi um trauma. Isso não é uma história minha, é uma história de milhões de pessoas”.

Fernando, que é cineasta, disse ainda que ele se aproximou da família ao revelar para ele sua orientação sexual. “Receberam bem, mas foi uma digestão na família. Lembro que o Lu, que amo de paixão, uma pessoa incrível, me falou uma frase que me fez muito sentido: ‘Você demorou 20 anos pra resolver isso na sua cabeça, a gente precisa de um tempo aqui também para resolver dentro de nós’. Foi bacana porque, a partir disso, a gente se aproximou”.

O irmão, aliás, recebeu destaque de Fernando na entrevista. “Ele foi a pessoa mais maravilhosa do mundo, sempre muito na questão de integrar, fazer parte, fazer ser aceito. Ele é incrível, junto com o meu padrasto, quase como um pai para mim!”

Filho de Mário de Andrade, editor da “Playboy” que morreu em 1991, Fernando disse acreditar que teria o apoio do pai para enfrentar a homofobia. “Meu pai, se estivesse vivo, estaria ao meu lado e me apoiando nisso. Acho engraçado como a gente olha no congresso e tantos políticos totalmente dispostos em se meter na vida íntima dos outros e eles sim fazendo as verdadeiras baixarias. Querem legislar sobre o que cada um faz na vida privada e fazem da vida pública deles uma privada”.

Irmão na presidência?

Fernando ainda foi direto quando Pedro Bial perguntou se ele gostaria de ver o irmão ocupando a presidência da república, já que rumores o apontam como possível candidato às eleições de 2018.

“Não. Desejo que ele fique bem próximo da família, amo ele demais, quero ele próximo, é isso que espero pra ele. Como irmão, tenho o instinto de proteção, de querer que ele fique perto”, afirmou, acrescentando que é a hora de a política se renovar.

“Os partidos têm que reconhecer que estão velhos, precisam se renovar. E tem tantas pessoas que se dedicaram à carreira pública, está na hora dessas pessoas aparecerem”.