Topo

Artistas gravam mensagem pressionando Temer por proteção da Amazônia

Do UOL, em São Paulo

22/06/2017 15h59

Em uma campanha liderada por organizações ambientalistas, artistas brasileiros como Caco Ciocler, Marcos Palmeira, Sharon Menezzes, Luísa Micheletti, Isabela Garcia e Fafá de Belém gravaram um vídeo pressionando o governo brasileiro em prol da Amazônia.

Na mensagem divulgada nesta quinta-feira (22), os artistas e a líder indígena Sônia Guajajara alertam para o risco de o Brasil perder investimentos estrangeiros para o combate ao desmatamento. Nesta semana, o presidente Michel Temer viajou para Oslo, na Noruega, país que já investiu mais de US$ 1 bilhão no Fundo Amazônia e que, às vésperas da visita, criticou publicamente a política ambiental brasileira.

Insatisfeito com o salto no desmatamento nos últimos dois anos, o principal doador internacional dos projetos questionará o presidente sobre os rumos da política ambiental brasileira. Segundo informações divulgadas no fim do ano passado, o desmatamento voltou a crescer na região e foi o maior desde 2011

Protesto de Gisele

Eles não foram os primeiros famosos a se manifestar sobre a preservação ambiental na região meste mês. No dia 13, Gisele Bündchen pediu ao presidente que não reduzisse a proteção na Amazônia e vetasse as Medidas Provisórias 756/2016 e 758/2016, que liberariam 1,5 milhão de acres da Amazônia para desmatamento. "É nosso trabalho proteger nossa Mãe Terra", escreveu em seu perfil na rede social. 

A übermodel chegou a ser citada pelo presidente no dia dos vetos. A MP 756, vetada na íntegra, alteraria os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará. O presidente também vetou parcialmente a MP 758, que excluiria 852 hectares do Parque Nacional do Jamanxim para que pudesse ser construída a estrada de ferro EF-170, paralela à BR-163. A construção ferroviária tem como objetivo conectar o Centro-Oeste do Pará ao norte do Estado.