Topo

Participante do "MasterChef" é alvo de racismo e responde na web

Leonardo Santos, do "MasterChef", foi alvo de racismo - Reprodução/Facebook
Leonardo Santos, do "MasterChef", foi alvo de racismo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

03/07/2017 10h44

Participante da quarta e atual temporada do "MasterChef", Leonardo Santos foi alvo de comentários racistas por meio das redes sociais e respondeu com um desabafo no último domingo (2).

Leonardo compartilhou uma imagem na qual aparece ao lado de outros negros que já passaram pelo reality e disse que a recebeu com uma mensagem ofensiva, que dizia: "Vocês são um lixo, eu tenho nojo de todos vocês, tenho pena de quem já comeu ou come qualquer m**** que vocês fazem, eu torço todos os dias pra você ser humilhado e eliminado volta pra senzala embuste lixo". 

Em seguida, o competidor relatou outros momentos em que foi alvo de preconceito e disse que eles o ajudaram a se tornar quem ele é hoje.

"Se doeu? Não, nenhum pouco", escreveu. "Durante toda a minha vida eu fui perseguido nos corredores dos supermercados, tive minhas notas de dinheiro reviradas e conferidas pelo caixa do supermercado 40 mil vezes, fui desprezado pelo vendedor por achar que eu não poderia comprar algo, e várias outras situações que qualquer outro cidadão negro já passou. Isso tudo contribuiu pra postura que eu adoto hoje, tudo isso que vocês chamam de arrogância, prepotência ou qualquer outro rótulo que não cabe num participante branco, se chama autoconfiança, autoafirmação, foco, são coisas que pessoas como nós precisam ter muito, pra poder sobreviver porque não recebem isso de outras pessoas."

Leonardo lembrou então ocasiões do "MasterChef" em que negros e brancos foram julgados de forma discrepantes pelo público. "Não usar xingamentos explícitos, ou falar sobre cor da pele não te faz uma pessoa livre de preconceito, suas atitudes sim são capazes de falar sobre você", completou. 

Leia o texto de Leonardo: