Topo

"Uma mulher não é definida porque gosta de rosa", diz Carol Duarte

Carol Duarte em ensaio para a "Glamour" - Bruna Castanheira/Divulgação
Carol Duarte em ensaio para a "Glamour" Imagem: Bruna Castanheira/Divulgação

Do UOL, no Rio

13/07/2017 13h44

Intérprete de Ivana em "A Força do Querer", a atriz Carol Duarte falou sobre estereótipos de gênero em entrevista à revista "Glamour". Na trama de Gloria Perez, a jovem está prestes a se descobrir transgênero.

"A grande questão pra mim, nesse trabalho, é fugir dos estereótipos. Um homem, por condição, não é esse ser que é mais forte, mais bruto, menos emocional, o que senta de perna aberta, tem gestos mais retos, isso tudo é uma grande bobagem, isso tudo faz parte de uma construção social. Uma mulher não é definida porque gosta de rosa e usa vestidos", afirma a paulistana de 25 anos, que posou em ensaio exclusivo para a edição de julho da revista.

Na novela, Ivana sofre uma pressão muito grande da mãe, Joyce (Maria Fernanda Cândido), para corresponder aos seus conceitos de feminilidade. A cobrança se transforma em enorme fonte de angústia para a jovem, que não se reconhece no próprio corpo.

"O nosso mundo é bastante binário nesse sentido, e as pessoas trans podem carregar no seu corpo quase um manifesto contra essa prisão binária de gênero, que define a nossa existência pelo gênero, que é uma construção social", analisa a atriz.