Topo

Mariana Ferrão faz desabafo sobre maternidade, amamentação e trabalho

Mariana Ferrão amamentando o filho caçula, João - Reprodução/Instagram
Mariana Ferrão amamentando o filho caçula, João Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

14/07/2017 15h26

Mariana Ferrão fez um desabafo em seu Instagram nesta sexta-feira (14) sobre maternidade, trabalho e amamentação. A apresentadora do "Bem Estar", da Globo, tem dois filhos, João, de 1 ano e 4 meses, e Miguel, de 3, de seu casamento com o repórter André Luiz Costa

"Este é o texto que não tive coragem de escrever para o Miguel. Eu estava de luto. Perdi as contas de quantas vezes chorei ao deixá-lo na escola. Como seria voltar ao trabalho com os seios doloridos de leite, e os mamilos me avisando a horinha que ele estava com fome?", iniciou ela.

Mariana lembrou de quando o filho mais velho começou a escolinha e ela tinha que voltar ao trabalho, após a licença-maternidade. Porém ela acabou pegando dengue e teve que adiar o retorno ao batente. "Isso só aumentou ainda mais a minha insegurança. Chorei várias vezes no banheiro da Globo. Medo de não ser mais necessária ali. Medo de não conseguir fazer tão bem o meu trabalho. Medo de estar sendo negligente como mãe. Medo. Medo. Medo", relatou.

Por conta do estresse, quando o Miguel tinha 8 meses o leite de Mariana secou. "O luto ficou represado. Não consegui conversar com ninguém sobre o fim da amamentação. Guardei a dor e o medo de a história se repetir", disse.

Quando foi mãe pela segunda vez, os anseios em relação à amamentação e ao trabalho retornaram, mas ela conseguiu superar. "Sim, desta vez o estresse não me pegou. Eu já sabia como seria voltar", contou.

Depois de mais de um ano amamentando João, o leite de Mariana secou. Desta vez, tudo foi menos traumático e ela teve o carinho do filho mais velho para lidar com a situação. "Miguel fez um cafuné que penteou todo o cabelo que João ainda não tem: 'Não tem mais nada aí, Pupão'. João olhou para o irmão com um olhar suave, tranquilo. Só senti meus olhos refletirem a doçura da cena", finalizou ela.

 

Parte 5 Na primeira semana das férias, ainda estava sentindo tudo. Fui dar uma palestra em Goiânia e emendei 3 dias em Alto Paraíso, no ashram do Prem Baba. O máximo de tempo que já tinha ficado longe do Miguel e do João era uma noite para fazer o Bem Estar Global. Mas eu estava precisando daquilo, sentia que ia ser bom pra mim. Tirei leite na pia, no banho... Os peitos doloridos, entumecidos novamente. Eu queria parar de amamentar nas férias, antes de ele começar na escola, pra fazer uma coisa de cada vez; mas não queria sumir por 4 dias e deixar o peito desaparecer de uma vez, só pela distância física. Quando voltei pra casa, minha sogra abriu a porta com o João no colo. Ele me olhou meio desconfiado por uns dois segundos, depois escancarou aquele sorriso divino e disse: “Mama, Mama” – é assim que ele me chama e é assim que ele fala quando quer mamar. Miguel saiu correndo e veio abraçar a gente. “Abraço triplo, eeeee”- Miguel completou. Ficamos abraçadinhos uns segundos eternos e depois fui dar de mamar para o João. Respirei fundo agora de lembrar do momento – o escurinho do quarto, a pele macia, o pijama quentinho, a almofada debaixo do braço, a respiração de um e de outro aos poucos entrando no mesmo ritmo. Dois dias depois o Miguel foi me acordar dizendo que o João já tinha acordado. “Filho, vai até lá e diz pra ele que já estou indo”. Quando cheguei ao quarto o Miguel estava distraindo o João no berço com aquela vozinha doce dos irmãos mais velhos quando falam com os pequenos quando ninguém está por perto. Eles estava ótimos. Pareciam mais unidos depois da minha pequena ausência. Peguei o João no colo e ele disse: “mama, mama”. Percebi que meu peito estava vazio. Ele tentou sugar. Disse: “ma”- querendo mais. Mudei ele de peito. Não resolveu. “Filho, acho que o leite da mamãe tá acabando”. Miguel fez um cafuné que penteou todo o cabelo que João ainda não tem: “Não tem mais nada aí, Pupão.” João olhou para o irmão com um olhar suave, tranquilo. Olhou pra mim. Só senti meus olhos refletirem a doçura da cena. João levantou do meu colo e foi brincar com o irmão na sala. Depois nós três tomamos café da manhã juntos.

Uma publicação compartilhada por Mariana Ferrão (@marianaferrao) em