Topo

Criador de "Anitta zumbi" estudou em Hollywood e faz pegadinhas de Silvio

Victor Nogueira maquia palhaço para pegadinha do SBT - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Victor Nogueira maquia palhaço para pegadinha do SBT
Imagem: Divulgação/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

16/07/2017 04h00

Com mais de 70 milhões de acessos na internet, o clipe de "Paradinha" ganhou inúmeras versões, mas uma paródia conquistou Anitta. Ela se viu transformada em "zumbi" e fez questão de compartilhar o clipe para seus seguidores no Instagram.

A divulgação da "Paradinha zumbi" impressionou seu criador, o caracterizador Victor Nogueira, de 20 anos. Ele foi incentivado a gravar a paródia por um maquiador de Anitta, mas não esperava que ela publicasse o vídeo na rede social. Somente no perfil da cantora, a paródia alcançou quase 1,3 milhão de visualizações.

"Quando publiquei o vídeo, enviei para os maquiadores da Anitta e eles falaram que mandariam para ela, mas não sabiam se ela iria postar. Ela é uma artista, tem 21 milhões de seguidores no Instagram, imagina quanta gente deve mandar vídeo para eles. Não criei expectativa. No outro dia, quando acordei, me vi no Instagram da Anitta e fiquei em choque. Respirei durante uns dez minutos. Fiquei muito feliz, foi muito gratificante", conta o caracterizador ao UOL.

Perrengues de zumbi

Anitta compartilhou a versão zumbi de "Paradinha", do caracterizador Victor Nogueira - Reprodução/Instagram/euvictornogueira - Reprodução/Instagram/euvictornogueira
Anitta compartilhou a versão zumbi de "Paradinha", do caracterizador Victor Nogueira
Imagem: Reprodução/Instagram/euvictornogueira
Victor Nogueira teve dificuldades para gravar sua "Paradinha" à la "The Walking Dead" em Nova York (EUA), mesma cidade onde Anitta rebolou em seu clipe. Ele comprou figurino semelhante e demorou cinco horas para se maquiar, mas foi barrado em mercados e lavanderias por causa da maquiagem assustadora.

"Os primeiros mercados não abriram a porta para mim, não me deixaram entrar porque eu estava maquiado de zumbi e devem ter pensado que eu iria roubar. Só de entrar no mercado eu já era expulso: 'Não pode entrar assim!'. Fiquei desesperado, porque não tinha lugar certo para gravar", relembra.

Por sorte, Victor encontrou um latino que o socorreu e salvou o clipe. "Achei o mercado de um mexicano que ficou encantado com a maquiagem e deixou [gravar]. Na lavanderia, foi a mesma coisa, fui expulso de várias e gravei rapidinho na última", recorda, aliviado.

O sucesso da "Paradinha" fez Victor esquecer os perrengues e já prepara sua próxima paródia "zumbi": "O próximo trabalho que vou fazer é o clipe que a Anitta fez com a Pabllo Vittar".

O caracterizador Victor Nogueira como "Anitta zumbi" para a versão de "Paradinha" e de cara limpa - Reprodução/Instagram/euvictornogueira - Reprodução/Instagram/euvictornogueira
Victor Nogueira como "Anitta zumbi" para a versão de "Paradinha" e de cara limpa
Imagem: Reprodução/Instagram/euvictornogueira

Reconhecimento mundial

Amante de cinema, Victor começou a produzir maquiagens com 12 anos, quando ainda brincava com tinta guache. A vida dele mudou em 2015, quando participou do programa "Hoje em Dia", da Record, e ganhou um curso em Los Angeles da brasileira Bruna Nogueira, uma das maquiadoras mais requisitadas de Hollywood, responsável por séries como "Teen Wolf" e filmes como "Planeta dos Macacos" (2001) e "Jogos Vorazes" (2012).

"Tive aula com maquiadores de celebridades de Hollywood como Britney Spears, Lindsay Lohan e Johnny Depp, maquiadores de Batman, Superman e Homem-Aranha", diz Victor, orgulhoso.

Atualmente, o caracterizador viaja pelo mundo para ensinar sua arte e já realizou workshops nos Estados Unidos e Japão, além do Brasil. "Fico chocado que os brasileiros que moram fora também me conhecem", comemora.

De Hollywood para as pegadinhas

Victor Nogueira também trabalhou como maquiador na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e monta as rainhas de bateria do Carnaval de São Paulo. O caracterizador, porém, considera que seu trabalho mais importante são as pegadinhas de Silvio Santos.

Algumas das "Câmeras Escondidas" de terror que viralizaram na internet em 2016 tiveram participação de Victor, como "Menina Fantasma no Necrotério" (4 milhões de visualizações), "Invasão Alienígena" (3,1 milhões) e "Ataque do Palhaço" (1,3 milhão).

"Trabalhar no SBT sempre foi um sonho, porque sou muito fã do Silvio Santos. Na primeira pegadinha, dos ETs, levei a melhor maquiagem da vida e, graças a Deus, eu consegui. Fiz três alienígenas incríveis, com próteses de cabeça, lentes diferentes. Foi uma pegadinha bem difícil de gravar, na chuva, de madrugada. Foi minha primeira experiência com uma gravação grande e foi incrível", afirma.

O caracterizador não fará a próxima "Câmera Escondida" de terror do SBT, "Annabelle 2", mas já preparou a pegadinha seguinte, inspirada no remake do filme "It - A Coisa". Ele recriou o assustador palhaço Pennywise para a nova produção, que deverá ir ao ar em setembro.