Topo

Ex-soldadinha da Xuxa, repórter do "Vídeo Show" sonha com programa infantil

A apresentadora e repórter Marcela Monteiro - Divulgação
A apresentadora e repórter Marcela Monteiro Imagem: Divulgação

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

17/07/2017 04h00

Foi graças a um não que a carreira de Marcela Monteiro aconteceu. A carioca de 31 anos, há quatro anos na equipe do "Vídeo Show", estreou na TV em 1999 como soldadinha do "Xuxa Park", depois de ter passado por uma bateria de testes e ter sido reprovada na final da disputa por uma vaga de paquita.

Ela soube da vaga por um anúncio no mural da academia de dança que frequentava. Mal deu tempo de ficar chateada com a notícia, já que a produção do programa a convidou em seguida para a nova função.

"Xuxa acompanhou os últimos testes, lembro que ela me abraçou. A gente teve uma conexão na hora. Depois, comecei a trabalhar com ela e tivemos muito contato. Eu ficava nos brinquedos, cada um tinha uma pessoa responsável. Tive várias festas com tema Xuxa, mas era engraçado: entendi muito cedo que ali era ambiente de trabalho", conta ela, que foi convidada para o primeiro aniversário de Sasha.

Foi durante os dois anos no programa que Marcela decidiu que queria ser apresentadora. Para se aprimorar, investiu em vários cursos, inclusive de interpretação, e acabou enveredando na carreira de atriz. Fez peças de teatro, atuou em novelas como "Malhação" e "O Profeta" e hoje faz reportagem para o "Vídeo Show", encontra vários colegas nos estúdios da emissora.

Marcela Monteiro foi soldadinha do "Xuxa Park" entre 1999 e 2001 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

"Fazia muito tempo que eu não encontrava o Thiago Fragoso [seu colega em 'O Profeta'] e achei que ele não ia lembrar. E foi a primeira coisa que ele falou quando a gente gravou. Demos risada. Com a Carol Castro também", lembra ela, que gosta de assistir aos trabalhos antigos.

"Gostar 100% é muito difícil, acho que ninguém gosta. A gente sempre acha que pode melhorar. Vejo a luz, a câmera, a direção... Mas me lembra de momentos importantes da minha vida. Cada etapa dessa tem um significado muito forte. Mesmo que a atuação não seja a melhor de todas, consigo ser um pouco mais generosa comigo mesma. Tenho muito respeito pelo ofício, acho lindo e extremamente difícil. Tenho oportunidade de ver grandes diretores e atores fazendo cenas bem escritas, então às vezes dá vontade de atuar. Faria uma participação, mas não deixaria o que estou fazendo agora para voltar para a carreira de atriz. Mas uma ponta numa novela ou no cinema é algo que eu pensaria com carinho", diz 

Sua estreia como apresentadora, no "Vanguarda Mix", na Rede Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos (SP), aconteceu em 2010 depois de mais alguns nãos. "Mandei currículo umas cinco vezes até me chamarem para a primeira entrevista", lembra ela, que chegou à Globo para cobrir férias de um repórter do "Mais Você" em 2012.

Nada de fofoca 

No "Vídeo Show", Marcela diz que não conhece rotina: além das entradas ao vivo, ela grava reportagens de acordo com os horários dos estúdios ou das externas.

"Não me vejo trabalhando num escritório com horário para entrar e sair todos os dias. Não posso dizer que não tem emoção nesta vida [risos]. Mas eu já me acostumei. Mas às vezes preciso ligar para a manicure e pedir por favor, contar uma história triste e pedir para ela me encaixar", brinca.

No entanto, Marcela já perdeu a conta de quantas vezes ouviu que seu trabalho é moleza. Por entrevistar muitos famosos, volta e meia também é procurada pelos mais curiosos para saber quem as celebridades andam namorando ou qual artista é mais antipático. A questão é: ela conta?

"Depende. Se a pessoa me trata bem [risos]. Mentira, até porque nem fico muito por dentro dessas fofocas. Óbvio que a gente ouve algumas coisas, mas não presto tanta atenção. Não posso falar mal do elenco porque, em quatro anos, juro que nunca tive problema, desde os mais novos até o pessoal das antigas, que não me conhece", garante.

Marcela Monteiro e Roberto Carlos - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Marcela Monteiro e Roberto Carlos: entrevista que a deixou nervosa
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo

O lado fã

E ela jura, depois de uma longa gargalhada, que nunca ouviu nada parecido com um: "Não tenho paciência para quem está começando", frase dita ao vivo por Susana Vieira para Geovanna Tominaga, que se tornou um meme.

"Ninguém acredita, mas não! Já ouvi histórias de pessoas que tiveram dificuldades, mas nunca passei por isso. Sempre dei muita sorte. E tem a forma como você chega, como você encara seu trabalho. Sou muito observadora. Só de olhar já sei que fulano não está muito bem, que beltrano está animado, então rende mais, o outro está com cara de quem não dormiu direito. Tenho esses cuidados e nunca tomei um fora", diz.

Entrevistar nomes como Antonio Fagundes, Regina Duarte, Tony Ramos e Boni a deixa orgulhosa, mas foi diante de Roberto Carlos que o lado fã aflorou com força.
 
"A primeira entrevista exclusiva que consegui com ele foi na coxia, saindo do show. Ele foi extremamente simpático. Foi tudo muito rápido, eu ficava vendo a câmera, resolvendo luz, para que ele ficasse confortável. Porque não é só chegar e fazer perguntas, né? Fiz a pauta, e ele me deixou muito tranquila. Quando me despedi, agradeci, virei de costas e senti a perna tremer", recorda.
 

Programa infantil

 
Para o futuro, Marcela gostaria de ter um programa para chamar de seu. Vários, na verdade.
 
"Sempre tive vontade de ter um programa infantil, acho o máximo. É uma carência na TV aberta, na minha opinião. Se eu pudesse, apostaria nisso. Também fico louca com o 'The Voice', adoraria ter um talk show um dia. Gostaria de ter um tempinho maior para conversar. Toparia fácil um programa de viagem também", diz ela, que também pretende abraçar a função de diretora.
 
Ao citar os profissionais que a inspiram, ela cita Silvio Santos, Hebe Camargo e seu colega de "Vídeo Show" Otaviano Costa.
 
"Ele é multi: faz rádio, TV, canta, atua... E é um parceiraço. Nesse meio, a gente sabe que é difícil, tem muita vaidade, muito ego. E ele é a pessoa mais generosa com quem já trabalhei, levei para a vida. Além de talentosíssimo, tem um coração enorme, joga junto com você. Ele é experiente, se quisesse te ferrar, ferraria fácil. Mas ele faz questão de trocar. É uma das alegrias que o programa me trouxe", conta.
 
 

Boomerang chique Valeu @gshow !! Valeu @neymarjr pela entrevista!!! #videoshowaovivo #neymarjr

Uma publicação compartilhada por Marcela Monteiro (@marcela_mont)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em

 

Aha...uhu...Otaviano eu vou comer seu bolo Já começamos as comemorações por aqui!!! @otacosta parceiro amado!! Lov u!!!

Uma publicação compartilhada por Marcela Monteiro (@marcela_mont)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

em