Topo

Pega Pega

Tudo sobre a novela da Globo


Cena com canguru em "Pega Pega" leva no mínimo uma semana para ficar pronta

Bebeth (Valentina Herszage) e Flor em cena na novela "Pega Pega" - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Bebeth (Valentina Herszage) e Flor em cena na novela "Pega Pega" Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

Colaboração para o UOL

20/07/2017 15h50

Quem assiste às cenas de Bebeth (Valentina Herszage) com a canguru Flor na novela "Pega Pega" não imagina o trabalho que dá para ficarem prontas. No "Video Show" desta quinta-feira (20), a atriz contou como faz para atuar com o boneco e a equipe técnica explicou o passo a passo da criação.

"Cada cena demora uma semana, uma semana e meia para ficar pronta", revela Jorge Banda, da equipe de efeitos visuais. A gravação varia conforme a complexidade. "Dependendo da cena, temos de fazer várias vezes, uma vez com a boneca (de pelúcia), outra com a manipulável, que tem dois manipuladores, outra com a boneca toda azul, outra sem nada, que é mais difícil: tem que abraçar o nada e sentir a presença", confessa Valentina, que teve tempo para se adequar ao papel.

"A gente teve dois meses de preparação. Comecei a criar uma intimidade mesmo com a boneca e com o que ela significa, para começar a entender o peso que ela tem", completa Além dos vários bonecos, há mais um acessório, explica a diretora Ana Paula Guimarães.

Quatro pessoas controlam a canguru Flor de "Pega Pega" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Quatro pessoas operam controles remotos para movimentar a canguru Flor de "Pega Pega"
Imagem: Reprodução/TV Globo

"A gente tem que ter uma mãozinha para segurar coisas e colocar na bolsinha, e tem uma (canguru) toda animatronic, que é robótica". Quatro pessoas operam controles remotos para movimentar a canguru e se dividem entre mover diferentes partes como tronco, cabeça, mão, braços, orelha e pernas.

A cena então vai para o departamento de efeitos visuais. Christiano Brandão, responsável pela animação 3D, é o primeiro a colocar a mão no material e até entra em ação em frente às câmeras, embora não vá ao ar. "Depois que eu recebo a gravação, faço o planejamento da animação fazendo uma videorreferência. Sou eu que crio a atuação, penso no que ela (canguru) deve fazer na cena e faço os movimentos", explica.

Brandão então é substituído pelas imagens de Flor, colocadas por ele mesmo. "Depois que a animação termina, faço um estudo de pelo para ver como vai ficar no digital", disse Felipe Luis, também de efeitos visuais. O material termina então nas mãos de Thainá Leone. "A gente recebe todos os elementos finais do 3D, da animação, e une com o que foi gravado. Tem que unir cada pedacinho, tudo bem equalizado".

Atriz explica como são feiras as cenas com a canguru Flor em "Pega Pega" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo