Topo

Atriz que faz Ivana diz estar preparada para prótese facial e cabelo curto

Carol Duarte e Tarso Brant posam nos bastidores de gravação de "A Força do Querer" - Mauricio Fidalgo/TV Globo
Carol Duarte e Tarso Brant posam nos bastidores de gravação de "A Força do Querer" Imagem: Mauricio Fidalgo/TV Globo

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

23/07/2017 04h00

Nesta semana, em “A Força do Querer” Ivana finalmente vai conhecer um transgênero e se identificar com ele. A filha de Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Eugênio (Dan Stulbach) descobrirá, então, sua verdadeira identidade.

Carol Duarte, intérprete de Ivana, já tem os textos nas mãos, mas não gravou nenhuma cena e confessa que está ansiosa pelo início da mudança de sua personagem.

“Tenho uma pasta com todos os textos dela e essa parte da conversa entre a Ivana e o Te [transgênero interpretado por Tarso Brant] é a única que está inteira rabiscada e cheias de marcações. Só estudando, só lendo, as cenas mexeram bastante comigo. Imagina na hora! Elas vão ter muita carga emocional e eu estou ansiosa para gravá-las", confessa.

Carol diz que está preparada para a transformação total de Ivana na novela - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Carol diz que está preparada para a transformação total de Ivana na novela
Imagem: Divulgação/TV Globo

Depois dessa conversa, Ivana começa seu processo de mudança corporal. Nos bastidores, já se sabe que ela vai ganhar traços mais fortes com a ajuda de próteses faciais, a faixa peitoral ficará ainda mais apertada e até mesmo os cabelos ficarão bem curtinhos.

A intenção da direção da novela é uma desconstrução à la Carolina Dieckmann em “Laços de Família”, quando Camila raspa a cabeça no início das sessões de quimioterapia no tratamento contra a leucemia. Carol desconversa: “Não sei de nada. A Glória [Perez, a autora] e o Papinha [Rogério Gomes, o diretor] estão analisando isso tudo. Estou preparada para tudo”, garante. 

O que se sabe é que Ivana vai começar a tomar hormônios por conta própria. Além de pelos como se fossem uma barba, ela ficará agressiva e irritada. “Ela vai descobrir esse lado que nem ela sabia ter. Vai ser difícil, mas é uma luta necessária. Alguém precisar lutar por ela, né?", diz.

Carol vem encarando com muita naturalidade o assédio. "Para mim sempre foi simples porque é o meu trabalho. Se eu estou aqui com o cabelo preso, de calça comprida e blusa simples, as pessoas me reconhecem. Agora, se eu soltar o cabelo e colocar um vestido, por exemplo, ninguém sabe quem eu sou", revela a atriz de 24 anos

Aluna da Escola de Arte Dramática da USP, Carol tem um currículo considerável no teatro e Ivana é seu primeiro papel na TV. 

Ela tem uma torcida para o final da novela previsto para outubro. "Acho que se aceitar já vai ser a maior felicidade da Ivana. Particularmente, a minha torcida é que exista diálogo entre ela e a mãe. Que elas fiquem bem e que possam conviver em paz com o diferente", finaliza.