Topo

De volta à TV, Suzana Alves diz: "Tiazinha hoje é minha grande heroína"

Suzana Alves posa com Xuxa e o elenco do "Dancing Brasil 2" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Suzana Alves posa com Xuxa e o elenco do "Dancing Brasil 2"
Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

23/07/2017 04h00

"Loucura, loucura, loucura!" Quem viveu os anos 90, deve se lembrar de Luciano Huck anunciando Tiazinha no programa "H", da Band. Apenas de lingerie, máscara e chicotinho, ela surgia para depilar rapazes enquanto rebolava e fazia cara de má.

Símbolo sexual daquela década, Suzana Alves está de volta à TV. Ela se afastou dos holofotes no auge do sucesso e após superar seus medos diz que está pronta para retomar a carreira.

Suzana Alves fez sucesso nos anos 90 interpretando a Tiazinha no programa "H" - Jorge Araújo/Folhapress - Jorge Araújo/Folhapress
Suzana Alves fez sucesso nos anos 90 interpretando a Tiazinha no programa "H"
Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

"Eu venci os meus medos, as minhas inseguranças. Eu era muito nova quando fiquei famosa. Para ter essa exposição toda e sair equilibrada, realizada e feliz, é muito difícil. Me sinto uma vitoriosa porque superar seu medo diante de uma personagem que foi você mesma e conseguir reverter a história, é algo muito lindo", explica.

"Hoje tenho orgulho da minha história. Eu amadureci muito rápido com essa vivência. A Tiazinha hoje é minha grande heroína porque ela me fez o que sou hoje, ela me ajudou. Foi um personagem que me impulsionou a me descobrir como mulher e como pessoa", conta Suzana, que está no elenco do "Dancing Brasil 2", cuja estreia é nesta segunda-feira (24), na Record.

Segunda capa mais vendida da "Playboy", Suzana investiu também na música: em 1999, ela gravou um álbum de relativo sucesso comercial e acabou ainda mais perdida sobre os rumos de sua vida artística.

"Quando me distanciei da Tiazinha para me reencontrar, já tinha gravado um CD que vendeu 250 mil cópias, tinha Caetano Veloso me elogiando dizendo que eu era afinada. Fiquei meio confusa, pensando: 'Monto uma banda?', 'O que eu faço?' Não cogitei desistir, mas fiquei confusa sobre o segmento artístico que eu realmente tinha nascido pra seguir. Hoje eu sei que é atuar."

Aos 38 anos, Suzana já foi assistente de palco de Sérgio Mallandro, repórter e fez algumas participações como atriz em "Mandrake" (2005), "Cidadão Brasileiro" (2006) e "Amigas e Rivais" (2007). Apesar da pausa na carreira na televisão, ela fez teatro e sempre quis se estabilizar como atriz.

"Com 14 anos, era contratada pro SBT, com 15 estava gravando comercial nos Estados Unidos. Quando decidi fazer faculdade, escolhi jornalismo, mas estava confusa. Ao mesmo tempo, minha família era semianalfabeta, queria melhorar meu português, crescer. No fundo queria mesmo ser reconhecida como atriz desde criança."

Nos últimos quatro anos, Suzana se afastou também para concretizar o sonho de ser mãe. Após tratamento, ela conseguiu engravidar de Benjamin, de 1 ano, fruto do seu casamento com o ex-tenista Flavio Saretta.

"Engordei 27 quilos. Falta perder um quilo ainda. Sou super natureba, saudável. Fechei a boca mesmo. Agora estou há dois meses sem comer doce. Era tudo inchaço porque tomei muito hormônio para engravidar, fiz fertilização in vitro. Até minha mãe ficou desconfiada achando que eu não ia conseguir perder o peso. Mas o corpo também tem memória, nunca parei, sempre fiz atividade física", conta.

"Amamentei até os 10 meses e meio, chorei muito porque ele que decidiu parar."

O filho foi tão desejado que a atriz admite a dificuldade de "cortar o cordão umbilical". A primeira vez que saiu de casa para ensaiar para o "Dancing Brasil" foi sofrida.

"Sabia que ia voltar só nove horas depois, bateu peso na consciência, mas aí enxuguei as lágrimas porque ele vai ficar feliz se a mãe dele ficar feliz também". lembra.

"Estou amando dançar"

Apesar de ser uma pessoa ativa, a morena diz que só dançou na infância e está gostando de participar dos ensaios para o programa comandado por Xuxa.

"Estou amando, se eu soubesse teria começado antes, fiz balé na infância, tenho consciência corporal. O ritmo é bem puxado."

"O palco me fez aceitar participar. Estar na televisão me motiva porque isso é arte, só vai agregar para minha carreira. A dança faz parte da arte e com isso vou crescer, vou aprender coisas que não estavam no meu repertório como atriz", acredita.

Durante a entrevista de Suzana, que aconteceu nos estúdios da Record, no Rio, o diretor Ivan Zettel interrompeu a conversa dela com jornalistas para cumprimentá-la e elogiou: "Ela é uma excelente atriz".

Discretamente, Zettel completou (em tom mais baixo e só para Suzana) que ela será convidada para alguma novela da Record em breve.