Topo

Juliana Knust revela que teve depressão após engordar para "Malhação"

Juliana Knust está na Record em "Belaventura" e será protagonista de "Apocalipse" - Thyago Andrade/BrazilNews
Juliana Knust está na Record em "Belaventura" e será protagonista de "Apocalipse"
Imagem: Thyago Andrade/BrazilNews

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

26/07/2017 04h00

Aos 15 anos, Juliana Knust estreou na TV em "Malhação" e, para viver Laura, precisou engordar 10 quilos. Vinte anos depois, a atriz revela que teve problemas com o ganho de peso.

"Sofri muito porque meu metabolismo mudou, virei uma sanfona, engordava e emagrecia. As pessoas me chamavam para eu fazer um personagem e falavam que tinha que emagrecer, fiquei mal de cabeça. Tive depressão", diz Juliana.

Juliana Knust estreou em "Malhação" em 1997 no papel da gordinha Laura na terceira temporada da novela. Depois depois, ela voltou em 2015, em "Malhação - Seu Lugar no Mundo", desta vez como professora e mãe de dois filhos - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Juliana Knust engordou 10 quilos para "Malhação"
Imagem: Divulgação/TV Globo

A maturidade e a maternidade ajudaram a atriz a a aprender a lidar com as cobranças de um corpo ideal para determinado papel.

"A pressão ainda existe, mas eu falo que todo mundo deveria ter filho. Não vou mais sofrer porque engordei um pouco, tenho outras prioridades. Ter uma família estável, meu porto seguro, isso faz com que eu fique mais tranquila com essas cobranças, que vão sempre existir. Procuro me cuidar, cuidar da minha alimentação, para estar bem comigo. Faço a minha parte, não sou desleixada", completa.

Juliana é bastante disciplinada quando o assunto é alimentação e conta o que faz para manter o corpo em forma. "Academia, salada e proteína. Todo mundo sabe o que engorda ou não. Procuro ter uma rotina saudável, tenho personal, malho, tento ir de segunda a sexta pelo menos. Passo vontade às vezes. Mas quando estou tranquila, é óbvio que tomo um sorvete e como um brigadeiro quando estou com vontade."

10.abr.2016 - Juliana Knust com o marido e os filhos no festival Nivea Viva o Rock na praia de Ipanema, no Rio - Alex palarea/AgNews - Alex palarea/AgNews
Juliana com o marido Gustavo Machado e os filhos Mateus e Arthur
Imagem: Alex palarea/AgNews

Aos 36 anos, mãe de Mateus, 6, e Arthur, 2, frutos do seu casamento com Gustavo Machado, Juliana admite que a maternidade a fez se preocupar mais em ser exemplo para eles.

"Tive tanto altos e baixos na minha vida emocional, não sou mais assim. Me preocupo muito com o exemplo que estou dando, em ter pensamentos bons. Converso muito com os meus filhos, a gente bate altos papos."

"Acostumaram a gente mal"

Juliana Knust como rainha na novela "Belaventura" - Blad Meneghel/ Record TV - Blad Meneghel/ Record TV
Juliana Knust como rainha na novela "Belaventura"
Imagem: Blad Meneghel/ Record TV

Contratada da Record, a atriz está no elenco de "Belaventura", que estreou na terça (25), e já está reservada para ser a protagonista de "Apocalipse". Com longa trajetória na Globo, Juliana já atuou em "Celebridade" (2003), "América" (2005), "Duas Caras" (2007) e seu último papel na emissora foi novamente em "Malhação", na temporada de 2015.

Depois de não ter mais seu contrato renovado com a Globo, a atriz contou que sentiu medo, mas sabe que a tendência é que as emissoras façam contratos por obras.

"Fiquei 20 anos na Globo e, quando resolveram não renovar contrato longo comigo, foi sofrido porque acreditava que aquilo era minha estabilidade. Depois que me vi sem contrato, movimentei minha energia para fazer acontecer. Escrever peça, produzir. Isso faz você se movimentar. Quando você está contratada, a tendência é se acomodar", diz.

"Acostumaram mal a gente, era uma coisa normal. Quando me vi nesta situação, sofri. Acho que isso é o futuro. As pessoas vão trabalhar por obra mesmo. Não tem empresa que resista a ficar pagando contratos para as pessoas ficarem em casa. Mudou, a realidade é outra. A crise está aí", pondera.

Juliana admite que a instabilidade na profissão já a fez pensar em desistir, mas nunca teve um plano B. "Nesta carreira o que mais tem é crise. Já chorei, já sofri, já sorri, já fui feliz, triste. Já pensei em desistir, falei que não, que era isso que queria fazer. Me sinto realizada e grata por ter oportunidade de fazer o que amo. A profissão é muito difícil, conseguir sobreviver dela é complicado", concluiu.