Topo

Rival de Xuxa nos anos 90 lembra demissão por telegrama após cortar cabelo

Mariane Dombrova atualmente e quando apresentava o programa infantil no SBT - Reprodução/Facebook/SBT
Mariane Dombrova atualmente e quando apresentava o programa infantil no SBT Imagem: Reprodução/Facebook/SBT

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 04h00

Ídolo infantil no início dos anos de 1990 ao lado de Xuxa, Mara e Angélica, Mariane Dombrova agora anima outras plateias. Depois se dedicar a carreira de apresentadora e cantora, Mariane, de 44 anos, trabalha como mestre de cerimônia em eventos corporativos e mantém uma agência de comunicação visual. Ela não abandonou os palcos, mas a vida a fez seguir outros caminhos.

“Depois que deixei a TV, dei aulas e comecei a trabalhar com publicidade e eventos como mestre de cerimônia. Não preciso estar na televisão para trabalhar com comunicação. Se tenho um público e consigo transmitir minha mensagem, eu cumpri minha missão. Não podemos nos fechar. Se fosse me lamentar, não ia fazer nada. Sou uma pessoa inteligente, que gosta de aprender e de arregaçar as mangas”, afirma a ex-apresentadora em entrevista ao UOL.

Mariane começou a carreira aos 15 anos cantando em rádios e programas de televisão. Foi em uma dessas apresentações que ela chamou a atenção de Silvio Santos. Convidada para fazer testes, Mariane agradou o patrão e foi convocada para substituir Simony no programa “Do Ré Mi Fa Sol La Si”, em 1989. “Ela não estava mais satisfeita e pediu outra atração. Gravei o piloto, usava aparelhos nos dentes. Foi quando o Silvio pediu para eu tirar o aparelho e gravar novamente. E o programa foi para o ar. Minha estrela brilhou naquele momento e começou o ‘Do Ré Mi Fa Sol La Si com Mariane’”, recorda-se ela.

Mariane posa com Silvio Santos na época em que era apresentadora infantil - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Mariane posa com Silvio Santos na época em que era apresentadora infantil
Imagem: Reprodução/Facebook
O programa que remetia a Simony ficou para trás e em 1990 passou a se chamar Mariane. A apresentadora enfrentava a concorrência direta nas manhãs com o “Xou da Xuxa”, da Globo, e muitas vezes conquistava o primeiro lugar em audiência. Apesar da rivalidade na TV, Mariane afirma que nunca teve problemas pessoais com Xuxa, Mara ou Angélica.

“Não éramos amigas, mas não tinha nada contra ninguém. Era coisa de bastidor de produção de cada uma que alimentava essa rivalidade, quem tinha os melhores desenhos animados, o maior salário, o melhor cenário. Recentemente estive com a Mara e falávamos sobre isso, que não tinha nada do que falavam, que as pessoas criavam tudo isso”, conta.

"Silvio me demitiu por telegrama"

Bem-sucedida, com o ibope de seu programa variando entre primeiro e segundo lugar, Mariane sentiu a necessidade de mudar. Ela lembra ter pedido para a direção do SBT investir em cenários novos e atrações, o que foi negado pela emissora alegando falta de verba. Foi então que ela teve uma ideia de inovar: cortar radicalmente o cabelão abaixo do ombro. Acompanhada da mãe, foi até um salão sem avisar ninguém do trabalho e pediu para cortar estilo “joãozinho”. Foi um choque, segundo a ex-apresentadora.

“Queria revolucionar. Meus pais ficaram assustados, mas na minha cabeça era só um cabelo. Antes de gravar o meu programa, eu participava de um programa do Silvio. Estava lá com os outros convidados quando ele chegou, me viu, cumprimentou todos e me ignorou. Ele parecia não acreditar no que estava vendo. Depois gravei meu programa normalmente por duas semanas. Estava em casa quando chegou um telegrama da emissora me demitindo. Silvio me demitiu por telegrama, mas quem me avisou foi o diretor. Ele disse que estavam mudando toda a grade do SBT, mas claro que foi por causa do cabelo. Errei, não deveria ter cortado sem autorização”, lembra ela, que ficou arrasada na época.

Mariane conta que nunca conversou com o Silvio sobre sua demissão, mas garante que não guarda mágoas: “Causou muita repercussão na época. Falaram até que cortei porque peguei piolho das crianças. Fiquei muito triste. Mas tive que tocar minha vida. Foi quando percebi que as coisas não duram para sempre”.

Mariane Dombrova e o cabelo que gerou a demissão - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
O cabelo de Mariane que gerou sua demissão do SBT
Imagem: Reprodução/SBT

Depois que deixou o SBT, Mariane trabalhou em programas da CNT, Gazeta e Record. Ela lançou seu último álbum em 2004 e continuava fazendo shows. O ritmo foi diminuindo e ela se interessou por outros projetos. Em 2007, começou a trabalhar em agências de publicidade e eventos como mestre de cerimônia. Ela conta que até hoje as pessoas a reconhecem.

“Sempre terei o carinho do público. Graças a Deus nunca caí em depressão por me afastar da TV. A vida é uma caixa de surpresas e temos que viver. Não foi fácil deixar o SBT, deixar aquele conto de fadas que eu vivia. Mas é como uma decepção amorosa, a gente sobrevive. Graças a Deus tudo que conquistei foi por mim mesma, nunca precisei puxar o tapete de ninguém".

Mariane reencontrou Silvio Santos há alguns anos quando foi convidada para participar do programa dele. Ela voltou a atração em 2016 no quadro “Jogo das 3 Pistas”. "Eu adoro o Silvio, sou muito grata a ele por ter me dado a primeira oportunidade. Nunca guardei mágoas, só alegrias”, afirma ela.