Topo

Artista diz que medo de boneca de Rafa Justus é positivo: "É bem realista"

Boneca de Rafa Justus é feita com cabelo humano e tamanho de uma criança cinco anos   - Brazil News/Arquivo pessoal
Boneca de Rafa Justus é feita com cabelo humano e tamanho de uma criança cinco anos Imagem: Brazil News/Arquivo pessoal

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

02/08/2017 15h32

Ela tem olhos de vidro, implante de cabelo de verdade e a altura de uma criança de cinco anos. A boneca que Rafaella Justus ganhou de aniversário, e que surpreendeu pelo realismo, foi feita em tempo recorde.

Em entrevista ao UOL, Rosana Ritacco, a artista paulista de art reborn, como é chamada a arte de criar recém-nascidos super realistas, conta que fez o mais novo xodó da filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro sob encomenda realizada direta pelo pai da menina de 8 anos.

"Ele [Roberto Justus] mesmo entrou em contato. Viajei a São Paulo, onde também tenho um ateliê [o outro fica em Camocim, litoral do Ceará] e fiz a boneca em uma semana", diz ela, que costuma mostrar seus trabalhos na página Rosana Ritacco Art no Facebook.

Nos dois primeiros dias, Rosana ganhou ajuda da professora Adriana Sanches, mas depois disso o trabalhou inteiro ficou sob responsabilidade dela: cada detalhe, das camadas de pintura da pele à escolha dos olhos e tipo físico da boneca foi ela que fez.

"É uma das maiores 'reborn' já feitas e a maior que eu já fiz. Ela tem 1,10 m e pesa aproximadamente 5 quilos. Como a Rafinha que vai brincar, não adianta colocar muito peso porque fica difícil para a criança. Por isso deixei ela mais leve", explica Rosana, que diz ter feito a encomenda em uma semana, tempo que considera recorde.

A boneca de Rafinha foi feita com material importado e a partir de um molde feito pela artista Reva Schica. Rosana não revela valores, mas diz que os preços podem variar entre R$ 1.650 até pouco mais de R$ 2 mil.

Boneca assustadora? 

Boneca de Rafinha Justus, que Roberto Justus encomendou para a filha de aniversário - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Boneca de Rafinha Justus, que Roberto Justus encomendou para a filha de aniversário
Imagem: Arquivo Pessoal
A artista, de 57 anos, afirma não ter se chateado com as opiniões de internautas, que compararam a sua boneca com figuras assustadoras do cinema como Chucky e Annabelle. Para ela, comentários como esses são a comprovação de que seu trabalho está bem feito.

"Não fico triste, para mim é um sinal positivo. As pessoas não vão ter medo de um ursinho imenso porque sabem que isso não existe. Se elas têm medo é porque está bem realista mesmo", diz.

O que a incomoda, diz, são comentários que depreciam seu trabalho: "O que eu fico chateada é com a crueldade de algumas pessoas. Coloco tanto carinho e amor no que faço... Não sou mais uma criança. Sei bem o que eu quero. Isso é um diferencial do trabalho."

Enquanto comemora o sucesso da boneca, ela aguarda ansiosa para descobrir o nome que Rafinha deu a sua "filha".

"Ele [Roberto Justus] disse que ela gostou muito! Fiquei muito feliz por isso. Esse é o meu objetivo. Se ela não tivesse gostado, eu teria ficado muito triste, pois fiz com muito carinho", afirma ela, que diz não ter feito a boneca com a intenção de que ficasse semelhante fisicamente à herdeira Justus.