Topo

João Vicente condena rodeios: "Tortura não pode ser tradição"

João Vicente de Castro - Reprodução/Globo
João Vicente de Castro Imagem: Reprodução/Globo

Colaboração para o UOL

02/08/2017 09h20

João Vicente de Castro mostrou seu lado defensor dos animais ao participar do "Conversa com Bial" sobre zoológicos e aprisionamento de bichos, na madrugada desta quarta-feira (2). O ator confessa o quanto foi difícil mudar seus hábitos alimentares.

"Não como carne vermelha, não como frango, mas ainda como peixe. Eu vejo a mudança de pensamento, a geração da minha irmã já é vegana. Eu amava carne, comia diariamente. É desesperador, um sacrifício diário, mas a pessoa consegue", disse.

"O radicalismo não leva ninguém a lugar nenhum, fui aos poucos aprendendo a respeitar. Parando de comer carne, de comprar couro... fui fazendo uma mudança que fazia muito sentido para a minha luta", explicou o embaixador da ONG Ampara Animal.

Ele conta que desde pequeno já tinha uma certa consciência sobre os animais. "Eu nasci amando bicho, mas isso foi se transformando, sempre me interessei pelo assunto e sempre passei férias em fazendas do Sul, porque minha família é de Passo Fundo (RS). Eu não entendia porque o cachorro era amigo e a vaca era propriedade. Eu amava a vaca".

João Vicente também é contra rodeios e vaquejadas, que acontecem nessa época do ano pelo Brasil. "Não é porque é cultural, não é porque é tradição. Tortura não pode ser tradição. É importante que a gente entenda que está evoluindo. A escravidão também já foi considerada normal. Não é porque fez sentido em uma época que possa fazer agora".