Topo

Zeca Camargo vira ator em "Os Dias Eram Assim": "Surpreso com o convite"

O apresentador Zeca Camargo - Renato Rocha Miranda/Globo
O apresentador Zeca Camargo Imagem: Renato Rocha Miranda/Globo

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

08/08/2017 17h44

Zeca Camargo vira ator em "Os Dias Eram Assim". Verdade. Em uma participação prevista para ir nos próximos capítulos da série, ele será apresentador do festival de músicas que tem Gustavo (Gabriel Leone) como finalista.

"Fiquei surpreso com o convite, mas topei. Topei porque também o personagem não é tão distante de mim. Não exige grandes atuações. Do contrário, daria trabalho para os diretores", brinca.

Noveleiro assumido, o jornalista contou que essa é a primeira vez que trabalha como ator na televisão. "Eu tive uma experiência em teatro, quando participei de uma peça da Bia Lessa no ano de 1994. Foi bacana, foi legal e me diverti. Dessa vez também, porque é uma coisa muito simples e que eu adoro: ser apresentador. Participar dessa gravação é uma deliciosa brincadeira", diz.

Aos 54 anos, Zeca lembrou que há seis anos trocou o jornalismo pelo entretenimento - foram 15 anos no "Fantástico" -, uma decisão considerada acertada. "Eu já estava querendo sair da  zona de conforto, e a proposta de ir para o "Vídeo Show" veio na hora certa. É muito bom quando ouço um elogio dizendo que eu sou igualzinho ao que aparece na televisão. O apresentador tem que ser transparente", conta.

Há dois anos no comando do "É de Casa", Zeca comemora a agora a aceitação e entendimento da atração pelo público. "Quando começou ninguém entendeu muito bem a proposta do programa. Nem nós mesmos, os apresentadores, mas as coisas foram se encaixando, dando certo, e hoje é um sucesso estrondoso", explicou o apresentador, que na semana que vem conversa com a direção sobre novos quadros para 2018.

Perguntado sobre a parte da casa em que se sai melhor, Zeca não demorou a responder. "Na cozinha. Sou um bom cozinheiro e gosto de me aventurar nas receitas, nos pratos. Também me viro na arrumação da casa. Negação mesmo eu sou passando roupas. Quando não tenho as minhas ajudantes, a saída é aquela combinação perfeita de calça jeans e camiseta", afirma.

Paralelamente às gravações do "É de Casa", Zeca escreve mais um livro que não tenha a ver com suas reportagens ou viagens. Ele escreve a sua primeira biografia sobre Elza Soares. "Estou na fase ainda das entrevistas com pessoas próximas da cantora. Já conversei com a própria Elza, mas quero mais tempo, mais conversas, colher informações, porque escrever a biografia de uma pessoa viva é difícil. A trajetória dela de luta e de sofrimento já é conhecida, todo mundo sabe. Só que aquela mulher forte e determinada tem se mostrado muito sensível e isso tem me pegado, tem me levado por esse caminho", diz.