Topo

29 anos sem Seu Madruga: relembre 5 vezes em que ele se deu bem em "Chaves"

Seu Madruga pensa que vai morrer, mas ganha festa de aniversário surpresa em "Chaves" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Seu Madruga pensa que vai morrer, mas ganha festa de aniversário surpresa em "Chaves"
Imagem: Reprodução/SBT

Do UOL, em São Paulo

09/08/2017 16h32

Um dos atores mais carismáticos de "Chaves", Ramón Valdés morreu há exatos 29 anos, em 9 de agosto de 1988, e deixou órfãos milhares de fãs na América Latina. Irmão de atores mexicanos famosos, como "El Loco" e Tin Tán, ele ganhou fama mundial ao interpretar Seu Madruga, personagem idolatrado pelos brasileiros.

Vítima de câncer de estômago que se alastrou pelo corpo e chegou à coluna vertebral, Ramón Valdés morreu antes de conhecer o sucesso de Seu Madruga no Brasil. Quem cresceu assistindo a "Chaves" no SBT se identificou com o mais brasileiro dos personagens da série mexicana e "sofreu" com os tapas que ele levava de Dona Florinda (Florinda Meza) ou quando Sr. Barriga (Edgar Vivar) lhe cobrava os 14 meses de aluguel.

Mas os fãs também vibraram nos poucos momentos em que o pai de Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) se deu bem. O UOL lista cinco vezes que Seu Madruga superou as dificuldades e deu a volta por cima.

Seu Madruga se prepara para apanhar da "sócia" Dona Florinda, mas é perdoado em "Chaves" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Seu Madruga se prepara para apanhar da "sócia" Dona Florinda, mas é perdoado em "Chaves"
Imagem: Reprodução/SBT

Perdão de Dona Florinda: Seu Madruga já se livrou de um tapa de Dona Florinda quando foi sócio dela na venda de churros e viu Chaves (Roberto Gómez Bolaños) comer toda a mercadoria. Para proteger o garoto órfão, ele assumiu a responsabilidade e ainda se preparou para apanhar: "Pode mandar brasa, sócia!". A mãe de Quico (Carlos Villagrán) o parabenizou pela atitude, e Seu Madruga terminou o episódio sorrindo.

Sr. Barriga perdoa dívida de Seu Madruga em "Chaves" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Sr. Barriga perdoa dívida de Seu Madruga em "Chaves"
Imagem: Reprodução/SBT

Perdão de Sr. Barriga: Seu Madruga quase nunca conseguiu pagar os 14 meses de aluguel que deve a Sr. Barriga, mas um dia o dono da vila perdoou a dívida. No episódio "Recordações", o "velho pançudo" despejou Madruga, mas se arrependeu e o deixou ficar alegando que havia se livrado de uma dívida antiga graças a uma luta de boxe que o inquilino perdeu. Ao Professor Girafales (Rubén Aguirre), Barriga admitiu que a história era mentirosa: "Se essa gente sair daqui, onde vão viver?".

Seu Madruga dá aula no lugar do Professor Girafales em "Chaves" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Seu Madruga dá aula no lugar do Professor Girafales em "Chaves"
Imagem: Reprodução/SBT

Aula perfeita: Por um motivo nada nobre (escapar da surra de Dona Florinda), Seu Madruga voltou à escola e estudou por um dia ao lado de Chaves, Quico e sua filha, Chiquinha. O morador da casa 72, que repetiu seis vezes a primeira e a segunda série, conseguiu ensinar melhor do que Professor Girafales. Quando retornou à sala após ver Florinda, o mestre viu seus alunos bagunceiros prestando atenção à aula sobre prevenção de acidentes de Madruga, com direito a uma interpretação histórica de um choque elétrico. Ele terminou aplaudido pelo "mestre Linguiça".

Seu Madruga paga o aluguel ao Sr. Barriga em "Chaves" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Seu Madruga paga o aluguel ao Sr. Barriga em "Chaves"
Imagem: Reprodução/SBT

Aluguel pago: Sr. Barriga ameaçou despejar Seu Madruga várias vezes, mas em dois episódios ele obrigou seu inquilino a retirar até os móveis da casa. O problema é que o pai de Chiquinha tinha o dinheiro suficiente para pagar um mês de aluguel (porque fez um cachorro fino se perder e recebeu a recompensa). No fim do episódio, Chaves e Chiquinha derrubam o guarda-roupa com Sr. Barriga dentro e Madruga, enfim, encontra o envelope com as notas. A cena do pagamento, com Sr. Barriga esmagado pelo móvel recebendo o dinheiro, é uma das mais famosas de "Chaves".

Festa surpresa: Em um dos episódios mais lembrados pelos fãs, Seu Madruga pensa que está morrendo e desconfia da conversa dos vizinhos. Ele pede ajuda a Chaves, mas o garoto entende errado, pensa que Quico matará o vizinho e só piora o drama do pai de Chiquinha. No fim, a vizinhança revelou o segredo e preparou uma festa de aniversário surpresa para o morador da casa 72, com direito a bolo preparado por Dona Clotilde (Angelines Fernández), caixa de chocolate de Dona Florinda e quatro velas (que não eram de velório!).