Topo

Bailarinos relembram perrengues da abertura do "Fantástico" 30 anos depois

Katia Bronstein em 1987, no "Fantástico", e atualmente - Montagem/Reprodução/TV Globo/Facebook/Katia B - Montagem/Reprodução/TV Globo/Facebook/Katia B
Katia Bronstein em 1987, no "Fantástico", e atualmente
Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo/Facebook/Katia B

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

09/08/2017 04h00

A abertura mais famosa do "Fantástico" comemora 30 anos nesta quarta-feira (9). Em agosto de 1987, Isadora Ribeiro e outros bailarinos saíram das águas pela primeira vez e dançaram em cenários deslumbrantes, como Grand Canyon (EUA), deserto do Saara e Amazônia.

Assinado por Hans Donner e Nilton Nunes, autores de dezenas de aberturas de novelas e programas da Globo, o clipe do "Fantástico" representou os quatro elementos da natureza (ar, terra, água e fogo) e ganhou ares de megaprodução.

O balé nos pontos paradisíacos do mundo deu certo e conquistou o público. A abertura do "Fantástico" de 1987 é a que ficou mais tempo no ar: quase sete anos, até abril de 1994. Três décadas depois, o clipe não sai da memória do público e inspirou até a vinheta atual, com bailarinos da Companhia Urbana de Dança.

Perrengues

Da concepção à exibição na TV, a equipe demorou mais de um ano para levar o grande projeto ao ar. Entretanto, a grandiosidade da abertura do “Fantástico” esconde perrengues que só quem participou da produção conheceu de perto.

Os cenários, como se sabe, não são reais (para quem ainda tinha dúvida, a Globo não viajou para o mundo todo de verdade para gravar a abertura do “Fantástico”), o que dificultou o trabalho dos bailarinos. O Grand Canyon e as montanhas escocesas, por exemplo, foram construídos em maquetes. O mar e o céu foram gravados na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, e inseridos na pós-produção.

Abertura do "Fantástico" de 1987 com bailarinos reais, à frente, e virtuais, ao fundo - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Abertura do "Fantástico" de 1987 com bailarinos reais, à frente, e virtuais, ao fundo
Imagem: Reprodução/TV Globo
Outra dificuldade para os bailarinos foi dançar sem música. Eles realizaram a coreografia da abertura sem o acompanhamento da famosa trilha sonora de Lincoln Olivetti (1954-2015), arranjador de sucessos de Roberto Carlos, Rita Lee, Gilberto Gil, Gal Costa e Tim Maia, entre outros intérpretes. A canção, que termina com o nome do programa, "É Fantástico!", foi sincronizada aos passos dos dançarinos na edição final, em Londres.

"Ensaiei mais ou menos um mês com a minha companhia e gravamos. Foi uma experiência nova e difícil, pois foi tudo gravado em chroma-key (fundo verde ou azul que é substituído por outro cenário), um a um e na contagem, sem música, para depois então os técnicos montarem sobre a cenografia virtual”, explica Ciro Barcelos, um dos bailarinos e autor da coreografia da abertura.

Barcelos "emprestou" a Hans Donner 15 dançarinos de seu grupo, Ballet do Terceiro Mundo, para compor o elenco da abertura do "Fantástico". O que pouca gente sabe ou não reparou é que alguns bailarinos são "falsos" e foram "multiplicados" por computador. É possível reparar neste "efeito especial" em cenas no Saara ou na Escócia.

Ciro Barcelos, Isadora Ribeiro e Diana Szortyka na abertura do "Fantástico" de 1987 - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Ciro Barcelos, Isadora Ribeiro e Diana Szortyka na abertura do "Fantástico" de 1987
Imagem: Reprodução/TV Globo

Choque térmico, gripe e olhos vermelhos

Três bailarinos ficaram submersos na cena mais conhecida da abertura do "Fantástico". Além de Isadora Ribeiro, Hans Donner escolheu Ciro Barcelos e Diana Szortyka para dançarem no "Mono Lake" artificial. O lago da Califórnia (EUA) foi recriado pela Globo usando um tanque de cinco metros de diâmetro. A caracterização futurista era feita com maquiagem à prova d'água.

A água foi o menor dos problemas para os bailarinos. Ela até que estava morna. Difícil foi repetir os movimentos dezenas de vezes até alcançar a perfeição desejada por Hans Donner e aguentar o ar condicionado do estúdio. Ciro Barcelos ficou gripado e precisou dar um tempo no trabalho após gravar a vinheta.

"Para gravar sob a água tive que fazer uma boa performance de mergulhador", brinca o coreógrafo. "Gravamos dentro de um tanque de latão, quase um ofurô, aquecido por uma serpentina, e foram inúmeros mergulhos até termos a boa gravação. Hans Donner é um profissional espetacular e muito exigente. Enquanto não chegássemos ao que queria, ele não dava por terminado. Daí a perfeição e o enorme sucesso que essa abertura fez no Brasil e no mundo", relembra.

"Tinha que abaixar de cócoras no tanque e levantar de cabeça erguida e o olho aberto. Como era tudo feito de madeira e cola de resina, deixava nosso olho vermelho. Tínhamos que usar colírio para as repetições", recorda Diana Szortyka. "Ficar de biquíni em uma água gelada não é bom, mas Hans Donner teve muita paciência e a equipe foi maravilhosa", completa.

Isadora Ribeiro em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente - Montagem/UOL - Montagem/UOL
Isadora Ribeiro em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente
Imagem: Montagem/UOL

Por onde andam os bailarinos do "Fantástico"

Isadora Ribeiro: a mais famosa

Os bailarinos de Ciro Barcelos dançaram a vinheta com modelos escolhidas pessoalmente por Hans Donner, incluindo sua mulher na época, Isadora Ribeiro, que foi "garota do Fantástico" aos 22 anos. A abertura impulsionou a carreira artística dela, que acumulou dezenas de trabalhos na TV, entre novelas e séries.

Atualmente com 52 anos, Isadora Ribeiro está afastada da TV (sua última novela foi "Amor e Revolução", no SBT, em 2011), mas pode ser vista na reprise da novela "Tieta", no canal pago Viva.

A atriz também ministra palestras sobre qualidade de vida, atividade que ela mantém há oito anos, e participa de projetos com as filhas: um canal no YouTube com Valentine, a caçula, e a peça "Diário de Bordo", escrita por Maria Sampaio, a primogênita.

Ciro Barcelos em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente - Montagem/Arquivo pessoal/Ciro Barcelos/Reprodução/TV Gazeta - Montagem/Arquivo pessoal/Ciro Barcelos/Reprodução/TV Gazeta
Ciro Barcelos em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente
Imagem: Montagem/Arquivo pessoal/Ciro Barcelos/Reprodução/TV Gazeta

Ciro Barcelos: "garoto do 'Fantástico'"

Ciro Barcelos também brilhou nas águas do "Fantástico" com Isadora Ribeiro. Remanescente do grupo teatral Dzi Croquettes, ele foi convidado para criar a coreografia do "Fantástico" após Hans Donner ter visto um espetáculo de seu grupo de dança, Ballet do Terceiro Mundo. O bailarino também foi escolhido para dançar no lago artificial.

Aos 63 anos, Ciro continua trabalhando como bailarino e tem um estúdio de artes na rua Augusta, em São Paulo, chamado ARTE-se. Ele também atuou no relançamento de Dzi Croquettes, em 2016, e estreou um novo espetáculo, "Àtma", no Teatro de Arena. Ele reconhece a importância do programa da Globo e diz que virou "garoto do 'Fantástico'".

"A abertura me abriu muitas portas. Eu dirigia minha companhia de dança, e de repente estávamos no ar aos domingos na casa de todos. Quando mergulhava no mar, lá estavam os fãs me observando, às vezes até aplaudiam. Era muito engraçado, virei o garoto do 'Fantástico'. Tenho ótimas recordações desse trabalho. A admiração e o carinho dos fãs que recebíamos em nossas turnês com o balé ficaram registradas em nossas vidas", conta.

Diana Szortyka em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente - Montagem/Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoal/Diana Szortyka - Montagem/Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoal/Diana Szortyka
Diana Szortyka em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente
Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo/Arquivo pessoal/Diana Szortyka

Diana Szortyka: ex-miss, bailarina e apresentadora

Famosa no Rio Grande do Sul por ter sido miss em 1984, a modelo Diana Szortyka preparava sua estreia como apresentadora quando foi indicada para o teste do "Fantástico" e foi aprovada por Hans Donner para sair das águas do "Mono Lake" ao lado de Isadora Ribeiro e Ciro Barcelos, mesmo sem ter familiaridade com dança.

A experiência transformou a vida profissional de Diana e a fez ser reconhecida nacionalmente: "Foi um trabalho grandioso e me ajudou muito, alavancou minha carreira na televisão. Devo muito ao Hans Donner".

Hoje com 54 anos, Diana segue apresentando o programa que leva seu nome, exibido no Rio Grande do Sul, sobre arquitetura, design, decoração e turismo. Além das memórias, ela guarda o figurino original do clipe: "Tenho a indumentária toda que o Hans Donner me deu. Inclusive já fiz desfiles usando essa roupa".

Andrea Mognon em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente - Montagem/Reprodução/TV Globo/Facebook/Andrea Mognon - Montagem/Reprodução/TV Globo/Facebook/Andrea Mognon
Andrea Mognon em 1987, na abertura do "Fantástico", e atualmente
Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo/Facebook/Andrea Mognon

Andrea Mognon: coach de beleza

Andrea Mognon apareceu na abertura do "Fantástico" com 19 anos usando um figurino exótico, coberta com argolas da cabeça aos pés. A aparição fez sucesso e a modelo estampou capas de revistas vestindo o mesmo figurino. Ela também esbanjou sensualidade em comerciais e na TV, como na abertura da minissérie "Engraçadinha" (1995) e no "Você Decide", em que apareceu nua.

Atualmente com 49 anos, Andrea ensina a manter a boa forma como coach de beleza e saúde e lançou um livro sobre o tema, "Como Rejuvenescer 10 Anos em 3 Meses".

Katia Bronstein: bailarina, atriz e cantora

Katia Bronstein foi convidada por Hans Donner para participar do clipe do "Fantástico" em 1987. Após este trabalho, ela foi integrada ao grupo Ballet do Terceiro Mundo, de Ciro Barcelos. De bailarina, ela investiu na carreira de atriz e apareceu na Globo em novelas como "Malhação" (1996) e "Passione" (2010), além de filmes como "Ópera do Malandro" (1987).

Hoje com 52 anos e novo nome artístico, Katia B, se dedica à música. Ela lançou quatro álbuns (o mais recente, "Pra Mim Você É Lindo", é de 2013), realizou turnês no Brasil e na Europa e fez parcerias com músicos consagrados, como Fausto Fawcett e Charles Gavin.