Topo

Aos 64, mãe de Sabrina Sato vira Ana Maria Braga do YouTube e quer um neto

Dona Kika posa com Sabrina e conta: "Sempre quis ser artista, virava até os olhinhos" - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Dona Kika posa com Sabrina e conta: "Sempre quis ser artista, virava até os olhinhos"
Imagem: Arquivo Pessoal

Felipe Abílio

Do UOL, em São Paulo

11/08/2017 04h00

Aos 64 anos, Kika Sato está investindo em uma nova carreira: ser uma versão youtuber e nipônica de Ana Maria Braga. “Foi ideia da Karina e da Sabrina, as pessoas queriam saber mais da vida delas, dos outros filhos, foi natural, mas muito rápido, não tive nem tempo de me preparar”, diz, sem disfarçar a timidez, ao ser questionada como nasceu o canal Dona Kika.

A matriarca da família Sato está se divertindo com a empreitada e diz que não recusaria um convite para migrar para a TV, mas ainda acha que tem muito chão até chegar à sua congênere global, Ana Maria Braga, a quem ela admira e de quem gosta muito.

“Não estou pronta para apresentar um programa. Tenho que fazer algum curso, alguma coisa. Ontem fui na Luciana Gimenez e a hora que ligam a câmera dá muita vergonha. Estou feliz com o canal, a Sabrina me incentiva muito, sempre elogia. Agora vamos gravar um vídeo de dança, logo vou fazer outro com o meu genro Duda, vai ser muito legal”, adianta.

Dona Kika ensaia para o seu próximo vídeo que vai ter dança - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Dona Kika ensaia para o seu próximo vídeo que vai ter dança
Imagem: Arquivo Pessoal
Engana-se quem pensa que sua fonte de inspiração seja Sabrina Sato. Ambas têm a mesma mentora. "Minha mãe era uma humorista nata, gostava muito de piada suja, tinha uma loja que vivia cheia de mulheres. Ela parecia a Dercy Gonçalves, era só besteira! A Sabrina tinha paixão por ela. Ela puxou demais a minha mãe, mas agora as pessoas me olham e dizem que eu estou igualzinha a ela também", revela entre risos.

Para quem acha que é fácil sentar na frente da câmera e gravar um vídeo, Kika faz um alerta: “Me divirto muito gravando, mas também dá trabalho, quando vou cozinhar, sou eu quem prepara tudo, tenho que deixar tudo cortadinho, a Sabrina tem uma equipe para fazer tudo, mas eu não, faço tudo sozinha mesmo”.

Foram 40 anos dedicados à família, aos filhos e à profissão. Uma das primeiras psicóloga a chegar em Penápolis, no interior de São Paulo nos anos 1970, Kika relembra que naquela época já tinha pistas do que poderia virar no futuro.

“Sempre trabalhei como psicóloga, tenho duas lojas e não tive muito tempo para fazer nada além de criar os filhos, cuidar da casa, correr atrás de tudo. Estou adorando ter o canal, acho que agora estou renascendo”, diz.

Com a fama repentina de Sabrina Sato após participar do “Big Brother Brasil 3”, em 2003, Kika e o marido, Omar Rahal, foram envolvidos no furacão provocado pela filha e se viram em meio ao assédio de fãs e da mídia. Com a onda de youtubers, Sabrina teve a ideia de colocar a mãe para fazer o que já fazia em uma sala décadas atrás.

Acostumada a ficar nos bastidores acompanhando Sabrina, Kika está adorando a experiência diante das câmeras. Kika faz vídeos temáticos, bem ao estilo dos influenciadores digitais, dando conselhos e fazendo receitas.

Com apenas um mês de existência e pouco mais de 2.000 inscritos, Kika comemora a repercussão: "Me divirto quando tiro foto, faço campanha tipo Dia das Mães. Me chamaram até para dar uma palestra para mulheres agora em setembro”.

E mesmo com a nova carreira bombando, ela não perde a essência de mãe da família. Avó de um casal de netos, filhos da empresária Karina Sato, sua filha mais velha, a psicóloga e youtuber aguarda ansiosa pela notícia de um terceiro neto e torce para que ele seja de Sabrina.

“Ela falou que no ano que vem quer ter filho, já fez os exames, está tudo certinho, acho que ela vai esperar o Carnaval, estou feliz porque ela sempre quis ser mãe”, comemora.