Topo

"Há um país em Brasília colonizando o Brasil", diz Fernanda Montenegro

O diretor João Jardim e os atores Fernanda Montenegro e Otávio Müller no lançamento da série "Nelson por Nelson" - Ana Cora Lima/UOL
O diretor João Jardim e os atores Fernanda Montenegro e Otávio Müller no lançamento da série "Nelson por Nelson" Imagem: Ana Cora Lima/UOL

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

15/08/2017 19h16

Fernanda Montenegro vai estrear uma nova série documental no "Fantástico". Em "Nelson por Nelson", que estreia no dia 3 de setembro, a atriz e Otávio Müller têm a missão de difundir os textos e pensamentos de Nelson Rodrigues em formato inédito na televisão brasileira, que mistura crônica com reportagem.

"Não existe roteiro. Não existe uma roteirização. Existe um trabalho de interpretação teatral e, arrematando isso, vêm as imagens e reportagens que completam esse formato. É um projeto bem interessante " explica Fernanda.

Gravada em dois dias, a série terá seis episódios do dramaturgo Nelson Rodrigues, com quem Fernanda trabalhou diversas vezes. Quando o diretor João Jardim explicou que a ideia do projeto era levar Nelson ao grande público, a atriz não só concordou como reverenciou o autor.

"Nelson é um homem que, depois de morto, o Brasil conceituou que era um gênio. O pessoal da minha geração, da minha idade sempre soube que ele era um gênio", afirma.

Fernanda também criticou a política brasileira e a crise social. "A gente não sabe o terror que estamos atravessando. Todo país que tem respeito a sua cultura é um país. Enquanto o Brasil não entender isso, não temos um país. Há um país em Brasília colonizando o Brasil", opinou.