Topo

Drica Moraes conheceu doador que a curou da leucemia: "Virou meu irmão"

Drica Moraes é entrevistada por Lázaro Ramos no programa "Espelho", do Canal Brasil - Divulgação/Canal Brasil
Drica Moraes é entrevistada por Lázaro Ramos no programa "Espelho", do Canal Brasil Imagem: Divulgação/Canal Brasil

Colaboração para o UOL

17/08/2017 18h52

Drica Moraes diz como lidou com o tratamento de uma leucemia em conversa com Lázaro Ramos no "Espelho", que vai ao ar nesta segunda (21), às 21h30 no Canal Brasil. A atriz conta que conheceu o doador de medula que a salvou do câncer linfático e tornou-se amiga dele.

"Eu fui salva por uma pessoa do interior do Mato Grosso, eletricista, que virou meu amigo, meu irmão. Adilson se inscreveu no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) no dia que estava fazendo um curso de jangada, passou o SUS no rio perto da casa dele e ele se inscreveu. Um milagre da vida, muito legal o jeito que as coisas acontecem", comemora.

A atriz considera a doença vencida e diz quais lições tirou do episódio: "É página virada. Tem seis anos, é um marco, o tempo vai passando e você vai se distanciando daquilo e a vida vai renovando. O tempo vira um grande aliado, sabe? Você perde todos os medos de envelhecer, as vaidades com o tempo passando e você ir se transformando. É tão bom sobreviver a uma coisa grave porque você ganha um bônus, sabe? Parece que você sai do outro lado com uma poupança garantida de como aproveitar a vida melhor".

Drica considera a doença vencida, mas revela que teve de repensar a vida: "A solidão assusta, mas é o lado salvador: é você com sua carcaça, seus músculos, seus órgãos, sua pele que vai tomar formas que você não controla e domina, e a gente tem muito medo desse contato. Quando você está naquele túnel sem fim, não tem muita saída, ou você trabalha ou você sucumbe".

O final feliz deixa Drica entusiasmada. "É um negócio muito louco, uma experiência muito única e linda. Quando você vê que está se curando de um monte de coisa que tem botar para fora, que tem que mudar na sua vida, começa a fazer um trabalho amplo e sincero, vem muita alegria e muita esperança".