Topo

Quem poderá nos salvar? Chapolin já enfrentou nazistas em episódio inédito

Chapolin faz careta para estátua de Adolf Hitler no episódio "O Ladrão do Museu de Cera" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Chapolin faz careta para estátua de Adolf Hitler no episódio "O Ladrão do Museu de Cera"
Imagem: Reprodução/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 04h00

Após os protestos de extrema-direita em Charlottesville (EUA), que chocaram o mundo no último fim de semana, a pergunta que fica é: quem poderá nos defender da ameaça nazista? Chapolin Colorado, é claro! O herói mexicano já ficou cara a cara com Adolf Hitler em um episódio inédito no Brasil, com o elenco de "Chaves" como nazistas e Roberto Gómez Bolaños vivendo dois papéis: como Chapolin e o ditador alemão.

Chapolin Colorado e Adolf Hitler frente a frente no episódio "El Encuentro del Siglo" (1980) - Reprodução - Reprodução
Chapolin Colorado e Adolf Hitler frente a frente
Imagem: Reprodução
O Polegar Vermelho e o líder nazista se encontraram no episódio "El Encuentro del Siglo" ("O Encontro do Século"), da temporada de 1980, que não foi comprada pelo SBT. Naquele ano, "Chaves" e "Chapolin" se uniram a outros quadros de Roberto Gómez Bolaños dentro do programa "Chespirito".

O episódio hilário conta com o elenco quase completo de "Chaves" interpretando papéis muito diferentes da série mexicana. Edgar Vivar (Sr. Barriga) e Horacio Gómez (Godinez) interpretaram soldados alemães. Florinda Meza (Dona Florinda) viveu uma espiã a serviço de Hitler. Angelines Fernández (Bruxa do 71) se disfarçou de nazista em Berlim e fazia parte da tropa britânica com Rubén Aguirre (Professor Girafales), que ficou em Londres. Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) não participou do episódio. Carlos Villagrán (Quico) e Ramón Valdés (Seu Madruga) tinham saído do programa um ano antes.

Além de atuar como Hitler e Chapolin, Bolaños, o nosso Chaves, escreveu e dirigiu o episódio especial, com mais de 40 minutos.

Horacio Gómez, Angelines Fernández, Florinda Meza e Edgar Vivar foram nazistas em episódio de "Chapolin" - Montagem/Reprodução - Montagem/Reprodução
Horacio Gómez, Angelines Fernández, Florinda Meza e Edgar Vivar foram nazistas em "Chapolin"
Imagem: Montagem/Reprodução

Como Chapolin conhece Hitler?

No episódio, ambientado na Segunda Guerra Mundial, o herói é chamado pelos britânicos por ser "invencível", mas cai na armadilha de uma espiã nazista, que finge estar contra os alemães e leva o Vermelhinho até o quartel-general do ditador.

Roberto Gómez Bolaños interpreta Adolf Hitler no episódio "El Encuentro del Siglo", do programa "Chespirito" (1980) - Reprodução - Reprodução
Roberto Gómez Bolaños interpreta Adolf Hitler no episódio "El Encuentro del Siglo"
Imagem: Reprodução
Enquanto isso, Hitler trama com seu Exército as estratégias para conquistar o mundo. Inspirado, Bolaños interpreta um ditador tresloucado, que cospe em seus soldados quando grita em "alemão" e se irrita quando descobre que enviou 400 submarinos para a Áustria sem saber que o país não tem saída para o mar.

O "encontro do século" do titulo só acontece nos últimos minutos, quando Chapolin entra no QG nazista. A reação do Vermelhinho é hilária. Ele chora ao saber que foi enganado pela espiã.

Chapolin chuta o bumbum de Hitler, que morre após seu soldado explodir sala sem querer - Montagem/Reprodução - Montagem/Reprodução
Chapolin chuta o bumbum de Hitler, que morre após seu soldado explodir sala sem querer
Imagem: Montagem/Reprodução

O desfecho é surpreendente. Mesmo apavorado, Chapolin consegue chutar o bumbum de Hitler e foge. O ditador acaba sendo derrotado por seu próprio soldado, que ativa sem querer um detonador e explode a sala inteira.

O Polegar termina o episódio ironizando a ignorância nazista: "E logo a história dirá que se suicidaram, que bombardearam os aliados... enfim".

Hitler de cera

Chespirito já gravou como Hitler em dois episódios, em 1973 e 1975, mas eles estão "perdidos" e não vão ao ar nem no México. Mas o ditador já apareceu em um episódio de "Chapolin" exibido no Brasil. Mas o ditador era uma estátua. Na história "O Ladrão do Museu de Cera", de 1977, o Polegar Vermelho persegue um ladrão e vai parar em um museu de cera, onde vê o ditador alemão. Ali, ele faz caretas e "luta" com a estátua. O responsável pelo museu nota a ausência do boneco e pergunta ao herói: "Por acaso você sabe onde está Hitler?". A resposta de Chapolin é direta: "Sim, no inferno".