Topo

Gugu lembra quando Silvio o impediu de ir para a Globo: "Não me arrependo"

Gugu Liberato - Antonio Chahestian/RecordTV
Gugu Liberato Imagem: Antonio Chahestian/RecordTV

Colaboração para o UOL

24/08/2017 07h52

Gugu entrou em detalhes sobre sua quase ida para a Globo nos anos 80 no "Programa do Porchat" nesta quarta-feira (23). Convidado especial de um ano do humorista na Record, o apresentador relembrou o dia em que Silvio Santos foi pessoalmente conversar com Roberto Marinho para impedi-lo de mudar de emissora.

"De 1987 para 1988, apresentava o 'Viva a Noite' aos sábados, dava 35 pontos de audiência. Eu era apresentador no SBT, mas não tinha contrato, o Boni (vice-presidente de operações da Globo) chegou e fez um.  A Globo me prometeu um programa aos domingos e investiu para que eu aprendesse um pouco mais do formato, fiz cursos na Alemanha e Estados Unidos. Fizeram o cenário, estava tudo pronto para estrear. Então o Silvio me chamou para conversar", conta.

"Ele disse que estava com problema de garganta e talvez não pudesse mais apresentar seu programa aos domingos. Falei que não podia dizer 'não' para a Globo, ele disse: 'se você não pode, eu vou falar com o Roberto Marinho e dizer que você não vai. O aeroporto parou por causa do Silvio Santos. Chegamos no Rio, de táxi fomos pro Jardim Botânico na sala do Boni, que tinha ido almoçar. A essa altura a Globo inteira sabia que o Silvio estava lá", prossegue.

"Quando o Boni chegou, ele disse: 'vim dizer que o Gugu não vai pra Globo, vai continuar no SBT'. 'Só o Roberto Marinho pode resolver', respondeu. Ligamos, o Silvio disse que eu não ia esperar e me mandou pro aeroporto. Como eu tinha pago a ida, não tinha dinheiro nem para o táxi. Silvio me colocou no táxi, fui para o (aeroporto) Santos Dumont e ali fiquei umas duas horas esperando".

Gugu lembra até hoje o que passava pela sua cabeça enquanto aguardava. "Ficava imaginando que o Roberto Marinho não ia aceitar e o Silvio ficaria chateado comigo. Até que o Silvio chegou sozinho e disse 'está tudo certo, você não vai para a Globo, fica no SBT'. Vim para casa"

Quase 30 anos depois, ele diz como vê a decisão que tomou. "Eu não me arrependo. Fiquei mais 21 anos no SBT, foram anos muito felizes. Eu nasci e cresci no SBT, trabalhei lá 38 anos, de 1974 a 2009. Tive anos maravilhosos com Silvio Santos.Trabalhei com meu ídolo, isso foi o presente que Deus me deu", vibra.

A relação com o dono do Baú é boa até hoje. "Se eu ligar pro Silvio, ele me atende. Ninguém se compara. Eu trabalhava com ele no palco, na produção, tudo que sei foi ele que me ensinou".

Faustão: amigo ou inimigo?

Gugu falou ainda da relação com Fausto Silva, com quem disputou a liderança aos domingos por vários anos. "Houve uma necessidade de ajustar horário, Silvio comprou alguma corrida de carro. Entrei mais tarde, e deu muito certo, fiquei por muitos anos nesse horário".

Os números de audiência em tempo real animavam, confessa. "Naquela época que fazia ao vivo tinha os números de audiência, pouca gente tinha acesso, era emocionante. Nós éramos muito pequenos perto da grandiosidade da Globo", diz o apresentador.

Mas afinal, os dois são amigos ou não? "Amigo é uma coisa muito profunda, amigo você chama na sua casa para jantar. Fui uma vez à casa do Faustão comer pizza. Mas amigo é a pessoa que você fala no Natal, no aniversário... não é o caso".