Topo

Diretor de clipe de Anitta já foi acusado de explorar as jovens que retrata

Anitta em foto de Terry Richardson - Reprodução/Instagram
Anitta em foto de Terry Richardson Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio

25/08/2017 04h00

O que Anitta, Miley Cyrus, Rihanna, Gisele Bündchen, Barack Obama e a ex-BBB Clara Aguilar têm em comum? Eles já foram fotografados pelo badalado Terry Richardson, chamado por alguns de Rei da Pornografia e conhecido por se envolver em escândalos.

O americano de 52 anos foi o responsável pelo clipe de "Vai, Malandra", que a carioca gravou no último fim de semana e parou o Vidigal, no Rio. O look sensual de Anitta, que usou biquíni de fita isolante outros figurinos ousados, combina com o estilo do fotógrafo, cujos trabalhos já ilustraram capas de revistas de renome como "Harper's Bazaar", "GQ", "Vogue" e "Rolling Stone".

Entre outros trabalhos, ele é o diretor do clipe "Wrecking Ball", de Cyrus, que também já posou com os seios de fora e em poses eróticas para suas lentes num ensaio em 2015.

Terry Richardson e Miley Cyrus - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Terry Richardson e Miley Cyrus
Imagem: Reprodução/Instagram

Filho do também fotógrafo de moda Bob Richardson, Terry já foi acusado por várias modelos de explorar as jovens que retrata. Segundo o relato de Jamie Peck ao site The Gloss, em 2010, o fotógrafo a teria obrigado a dançar nua durante a primeira sessão. Em seguida, ele teria ficado nu e pedido à modelo para fotografá-lo e que ela mexesse em seu pênis.

"Na segunda sessão as coisas ficaram realmente estanhas. Expliquei que estava menstruada e, por isso, não gostaria de tirar a calcinha. Ele insistiu para que eu ficasse nua e ainda pediu para que tirasse meu absorvente interno", contou ela, que tinha 19 anos na ocasião.

Em entrevista ao "New York Post", a modelo Rie Rasmussen afirmou que o trabalho dele era degradante com as mulheres.

"Ele manipula as meninas para que tirem as próprias roupas e se deixem fotografar em poses que irão envergonhá-las depois. Elas ficam com medo de dizer não porque foram indicadas para o trabalho por suas agências e são muito jovens para se defender", declarou.

Em entrevista de 2014 ao "Page Six", o fotógrafo afirmou: "Colaborei com mulheres adultas que estavam completamente cientes da natureza do trabalho".

 Ex-BBB Clara Aguilar com Terry Richardson nos bastidores de seu ensaio para a edição de novembro da Sexy - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ex-BBB Clara Aguilar com Terry Richardson nos bastidores de seu ensaio para a "Sexy"
Imagem: Reprodução/Instagram

Richardson é casado com Alexandra "Skinny" Bolotow, 34, sua assistente e namorada de longa data, e pai de dois meninos, Rex and Roman.

O clipe de Anitta não foi sua primeira vez no Brasil: em 2007, ele esteve no país para a produção do livro "Rio, Cidade Maravilhosa", com imagens de favelas, bailes funk e praias, entre outros cenários, além de retratos de anônimos e celebridades como Camila Pitanga, Ricardo Tozzi, Adriane Galisteu e Danielle Winits.

Luiza Brunet, que posou completamente nua ao lado da filha, Yasmin, para o projeto, declarou ao site "Ego" que o trabalho não era o mesmo que estampar uma revista masculina.

"Terry é um cara polêmico. Suas fotos não passam em branco. Ele tem um estilo agressivo de fotografar. Seu trabalho é outro nível, é arte. Não foi uma foto estilo 'Playboy', foi uma foto feita para um livro de arte. Terry tem um diferencial", afirmou a modelo e atriz, na época.