Diretor de clipe de Anitta já foi acusado de explorar as jovens que retrata
O que Anitta, Miley Cyrus, Rihanna, Gisele Bündchen, Barack Obama e a ex-BBB Clara Aguilar têm em comum? Eles já foram fotografados pelo badalado Terry Richardson, chamado por alguns de Rei da Pornografia e conhecido por se envolver em escândalos.
O americano de 52 anos foi o responsável pelo clipe de "Vai, Malandra", que a carioca gravou no último fim de semana e parou o Vidigal, no Rio. O look sensual de Anitta, que usou biquíni de fita isolante outros figurinos ousados, combina com o estilo do fotógrafo, cujos trabalhos já ilustraram capas de revistas de renome como "Harper's Bazaar", "GQ", "Vogue" e "Rolling Stone".
Entre outros trabalhos, ele é o diretor do clipe "Wrecking Ball", de Cyrus, que também já posou com os seios de fora e em poses eróticas para suas lentes num ensaio em 2015.
Filho do também fotógrafo de moda Bob Richardson, Terry já foi acusado por várias modelos de explorar as jovens que retrata. Segundo o relato de Jamie Peck ao site The Gloss, em 2010, o fotógrafo a teria obrigado a dançar nua durante a primeira sessão. Em seguida, ele teria ficado nu e pedido à modelo para fotografá-lo e que ela mexesse em seu pênis.
"Na segunda sessão as coisas ficaram realmente estanhas. Expliquei que estava menstruada e, por isso, não gostaria de tirar a calcinha. Ele insistiu para que eu ficasse nua e ainda pediu para que tirasse meu absorvente interno", contou ela, que tinha 19 anos na ocasião.
Em entrevista ao "New York Post", a modelo Rie Rasmussen afirmou que o trabalho dele era degradante com as mulheres.
"Ele manipula as meninas para que tirem as próprias roupas e se deixem fotografar em poses que irão envergonhá-las depois. Elas ficam com medo de dizer não porque foram indicadas para o trabalho por suas agências e são muito jovens para se defender", declarou.
Em entrevista de 2014 ao "Page Six", o fotógrafo afirmou: "Colaborei com mulheres adultas que estavam completamente cientes da natureza do trabalho".
Richardson é casado com Alexandra "Skinny" Bolotow, 34, sua assistente e namorada de longa data, e pai de dois meninos, Rex and Roman.
O clipe de Anitta não foi sua primeira vez no Brasil: em 2007, ele esteve no país para a produção do livro "Rio, Cidade Maravilhosa", com imagens de favelas, bailes funk e praias, entre outros cenários, além de retratos de anônimos e celebridades como Camila Pitanga, Ricardo Tozzi, Adriane Galisteu e Danielle Winits.
Luiza Brunet, que posou completamente nua ao lado da filha, Yasmin, para o projeto, declarou ao site "Ego" que o trabalho não era o mesmo que estampar uma revista masculina.
"Terry é um cara polêmico. Suas fotos não passam em branco. Ele tem um estilo agressivo de fotografar. Seu trabalho é outro nível, é arte. Não foi uma foto estilo 'Playboy', foi uma foto feita para um livro de arte. Terry tem um diferencial", afirmou a modelo e atriz, na época.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.