Topo

"Sacanagem não me levarem", diz caseiro Clebis demitido de "A Fazenda"

Clebis, o caseiro de "A Fazenda", quer ser dono do próprio negócio após quase dez anos no reality da Record  - Arquivo pessoal
Clebis, o caseiro de "A Fazenda", quer ser dono do próprio negócio após quase dez anos no reality da Record Imagem: Arquivo pessoal

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

25/08/2017 04h00

A nona edição de "A Fazenda" estreia em 12 de setembro com nome modificado, "A Fazenda - Nova Chance", um elenco formado por participantes já conhecidos de reality shows e em nova sede. Depois de oito anos gravado em uma propriedade em Itu, a 101km de São Paulo, o programa passa a ser transmitido de Itapecerica da Serra, na região metropolitana da capital. Em meio às mudanças, o que será de Clebis Ribeiro, o caseiro oficial do reality rural, responsável por orientar os "peões" nas tarefas diárias desde a primeira temporada?

O UOL foi atrás do caseiro, que ainda não sabia sobre seu destino na atração. Receoso em dar entrevista, ele disse que ainda aguardava uma posição oficial da emissora e que não seria justo o tirarem de algo para o qual tanto se empenhou: "Particularmente, acho uma sacanagem não me levarem [para a nova fazenda]. A minha dedicação foi muita", desabafou.

A Record confirmou que o caseiro está fora dos planos da próxima "Fazenda" e diz que um novo profissional assumirá o lugar de Clebis. Além dele, que também tinha a incumbência de fazer a manutenção geral do local quando o programa estava fora do ar, a equipe também conta com a zootecnista Fernanda Manelli, que segue na atração.

Desconfiado após receber mensagens de apoio de alguns ex-participantes do reality em seu perfil no Facebook, Clebis afirmou que estava preparado para a notícia da demissão. Por telefone, direto da fazenda em Itu, o caseiro mais famoso do país se mostrou confiante e com planos definidos após quase uma década dedicada ao principal reality da Record.

"Eu me preparei para esse momento. Se eu for dispensado, já tenho minha casa e uma estrutura para montar um negócio próprio para não trabalhar mais de empregado. Não é uma coisa que me preocupe. Quero montar algo como um depósito de bebidas ou uma adega de nível mais elevado. Quero algo mais familiar e não um boteco de pinga", ressaltou.

Clebis na sede de "A Fazenda" em Itu, interior de São Paulo; nova temporada será gravada em Itapecerica da Serra - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Clebis na sede de "A Fazenda" em Itu, interior de São Paulo; nova temporada será gravada em Itapecerica da Serra
Imagem: Arquivo pessoal

Na fazenda antes de "A Fazenda"

Clebis deixou uma lavoura em Bandeirantes, no Paraná, há 18 anos para tentar melhorar de vida em Salto, cidade vizinha a Itu. Mas foi na terra onde tudo é superlativo, como é famoso o município com quase 170 mil habitantes, que ele começou a trabalhar no que sempre soube fazer: lidar com a terra e os animais. Ele já estava lá antes de a fazenda virar a sede do programa e acompanhou de perto as transformações da propriedade de 150 mil m². Como ninguém, viu Dado Dolabella se consagrar o primeiro vencedor, a guerra de cusparadas de Andressa Urach e Denise Rocha e os excessos de Mara Maravilha.

"Quando a Record veio para cá, fiquei inseguro, mas no primeiro mês já virei funcionário. Ficou aquela coisa duvidosa [do que aconteceria com ele], mas o meu ex-patrão me segurou e disse que enquanto o sítio fosse dele a Record não poderia me tirar", contou. A área acabou sendo comprada pela emissora, que manteve o caseiro em sua função mesmo quando o programa não estava no ar. "Acompanhei as obras desde o começo, e mudou muito por causa do cenário: colocaram muitas pedras por causa da chuva, que fazia descer muita lama. Eu entendi o que é a estrutura de um programa de TV por trás das câmeras."

Quando mais uma temporada de "A Fazenda" se iniciava, o caseiro diz que o trabalho no dia a dia sofria alguma alteração, já que os animais (alugados) eram levados até Itu apenas durante a exibição do programa, mas o cuidado exigido dele sempre foi essencialmente o mesmo. No começo, ele lembra que chegou a fazer muitas horas extras:

"Foi muito trabalho. Na primeira e segunda temporadas eu tive oito dias de folga no ano. Ajudou porque eu trabalhei muito, e ganhei para isso".

O peão favorito: "Ser humano espetacular"

Clebis fala com carinho sobre do reality e diz que o trabalho é como qualquer outro. O caseiro diz que a situação financeira melhorou, "mas não grandes coisas". As aparições esporádicas, no entanto, renderam reconhecimento.

"Sinto orgulho e a família toda também. É um trabalho reconhecido. É gratificante. Não foi uma coisa planejada, mas aconteceu. Eu estava no lugar certo e na hora certa. Os amigos comentam bastante também", diz.

Sem ressentimentos, o caseiro diz quem gostaria de ver nesta nova temporada que irá resgatar ex-peões. "Passaram muitas pessoas boas por aqui. Seria injusto dizer uma só que eu gostaria que voltasse, mas uma pessoa que tem o meu respeito é o Pedro, filho do Leonardo. É um amor de pessoa. Tenho até vontade de reencontrá-lo devido ao acidente que ele sofreu. É um ser humano espetacular."