Topo

Afinal, a vila de "Chaves" tem teto? Episódio inédito no Brasil tira dúvida

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 04h00

Um dos grandes mistérios de "Chaves" está na vila. Afinal, o cortiço onde Chaves, Seu Madruga e Dona Florinda moram tem teto ou não? Os episódios exibidos há 33 anos pelo SBT não deixam claro se a vila era aberta ou fechada e confundem os fãs da série mexicana.

O suposto teto da vila aparece na história em que Seu Madruga trabalha como fotógrafo. O pai de Chiquinha diz para Chaves sair da frente da câmera porque precisa "pegar a luz". O menino órfão, então, sobe em uma cadeira e retira a lâmpada que ilumina o pátio principal da vila, indicando que a vila tem teto.

Outra evidência está no episódio "A Festa da Amizade", quando a vizinhança decora a vila com balões e pichorras presos ao... teto? Não se sabe, pois não é mostrado como Seu Madruga amarrou a corda que sustenta a pinhata principal da celebração.

Veja também

Foto de réplica da vila do "Chaves", com o teto do estúdio, confunde fãs Imagem: Reprodução
Fãs também se confundem quando veem fotos de supostos cenários da vila de "Chaves". Esta imagem, por exemplo, é de uma réplica do cortiço feita pela rede mexicana Televisa para um especial. O teto é do estúdio, mas não é da vila real.

Dezenas de histórias de "Chaves", em contrapartida, cravam que a vila é a céu aberto. Chaves chegou a ser levado por balões. Quico se cansou de perder bolas de beisebol e bexigas. Seu Madruga já sentiu uma gota de chuva e enganou Sr. Barriga apontando um ovni. Eles só olhariam para o alto se o cortiço não tivesse teto, certo?

Um episódio inédito no Brasil, porém, não deixa dúvidas e esclarece se a vila tem ou não um teto. Em 1981, Roberto Gómez Bolaños decidiu refazer o episódio em que brinca de "Encantado", mas com um final diferente. Chiquinha "encanta" Nhonho, mas corre para sua casa com Chaves quando começa a cair uma chuva torrencial na vila. Nhonho, paralisado pela brincadeira, termina a história encharcado. O episódio teve outra versão em 1985, também nunca exibida na TV brasileira.

Chiquinha, Chaves e Nhonho se molham em episódio de "Chaves" gravado em 1985 e inédito no Brasil Imagem: Montagem/Reprodução

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Afinal, a vila de "Chaves" tem teto? Episódio inédito no Brasil tira dúvida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!