Topo

Rainha das pegadinhas: Relembre 10 momentos clássicos de Ruth Romcy

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 04h00

Há dez anos, a televisão brasileira perdeu Ruth Romcy, considerada "rainha das pegadinhas" do SBT. A humorista cearense morreu na noite de 6 de setembro de 2007, vítima de falência múltipla de órgãos, mas vive na lembrança do público e ainda aparece na TV em reprises das Câmeras Escondidas.

Ruth Romcy estreou em pegadinhas em 1982, mas ficou famosa ao lado de Ivo Holanda, Gibe e Fernando Benini no "Topa Tudo por Dinheiro", programa de Silvio Santos na década de 1990 que batia a Globo com as Câmeras Escondidas.

Sem vergonha e nem pudores de rir de si mesma, Romcy brincava com a própria idade e não se incomodava em fazer o papel de "velha feia" em produções impensáveis hoje em dia. Entre as quais, o vídeo em que a atriz acusa homens de estupro e eles negam o crime por ela ser idosa, por exemplo, dificilmente poderá ser repetida.

Morta aos 80 anos, Romcy tinha seis décadas de carreira no circo, teatro e na televisão. Em 2004, atuou em sua primeira novela, "Esmeralda". Mas a humorista sempre será lembrada pelas pegadinhas de Silvio Santos. Das dez abaixo, qual é a sua favorita?