Topo

"Sou odiada por todos os setores da sociedade", diz Luisa Mell

A apresentadora e ativista Luisa Mell no "Programa do Porchat" - Divulgação / Record TV
A apresentadora e ativista Luisa Mell no "Programa do Porchat" Imagem: Divulgação / Record TV

Colaboração para o UOL

07/09/2017 12h23

Luisa Mell falou do preconceito que enfrenta por ser vegana e defender os animais no "Programa do Porchat" nesta quarta-feira (6). A apresentadora relembrou algumas brigas que já comprou com as indústrias na sua luta contra o consumo de carne e produtos que causem danos ou sofrimento aos bichos.

"Muita gente me odeia, eu sei. No fundo, as pessoas sabem que a gente está com a razão. Quando você começa a falar, elas percebem que não é uma bobagem atrás da outra. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas lidam com pets e desenvolvem esse amor, o cachorro vira um membro da família. De alguma maneira, ela se sente constrangida por saber que milhões de cachorros estão sendo submetidos a testes cruéis para um novo batom ser lançado", disse.

"É muito difícil mudar, a gente vive numa sociedade que a indústria alimentícia, de cosmético e vestuário é bilionária e não quer deixar falar muito sobre isso. Os animais são explorados por todos os setores. Eu comprei briga e sou odiada por todos os setores da sociedade", assume.

A apresentadora e ativista também relatou os enfrentamentos que teve com políticos e empresários. "A JBS me odeia também porque, antes desse escândalo, eu denunciei. Lá no Congresso, no ano passado, quando fui brigar pela vaquejada, eu falei que todos os deputados ali estavam comprados pela indústria que explorava animais. Eles me xingaram, disseram que eu era mentirosa, que era para eu provar. Não precisei provar porque depois o próprio Joesley [Batista, um dos sócios da JBS envolvido na Operação Lava Jato] provou por mim."

Ela criticou o que vem sendo feito com o meio ambiente no país e diz que às vezes se sente impotente com o que acontece. "Mudaram a Constituição para aprovar a vaquejada. A gente tem uma bancada ruralista que manda no país, por isso a Amazônia está sendo destruída também e a gente não consegue fazer nada sobre o assunto. Eu falo, grito, esperneio, choro, mas não estou conseguindo mudanças efetivas em relação ao meio ambiente."

Pobre vegano

Luisa também demonstrou irritação com o argumento de que adotar uma alimentação vegana seja mais caro. "Dá para um pobre ser vegano. Já viu quanto você gasta na feira e quanto gasta no açougue? Alguns produtos industrializados são mais caros porque o público que consome é menor, precisa ser produzido em larga escala para ficar mais barato. Mas você pode fazer sua dieta vegana sem esses produtos industrializados. É até mais saudável."

Mãe de Enzo, de 2 anos, a apresentadora recorda que foi muito criticada durante a gravidez por não comer carne e garante que o menino, também vegano, é tão saudável quanto qualquer outra criança. "A  minha gravidez foi perfeita, maravilhosa, com 40 semanas certinhas. O que era teoria para mim foi comprovado na prática. Não só ele como com outras crianças veganas."