Topo

Petição online pede cancelamento de verba para reality de Gabriela Pugliesi

Gabriela Pugliesi - Reprodução/Instagram/@gabrielapugliesi
Gabriela Pugliesi Imagem: Reprodução/Instagram/@gabrielapugliesi

Do UOL, em São Paulo

08/09/2017 13h23

Uma petição online pede o cancelamento da captação da verba de R$ 2,4 milhões, via Lei Rouanet, para a produção do reality show "A Vida é Mara", que mostrará a rotina da blogueira Gabriela Pugliesi. Divulgado em redes sociais, o abaixo-assinado reúne mais de 17 mil assinaturas até esta sexta (8).

A petição, que não tem autor identificado, acusa Pugliesi de incentivar "transtornos alimentares e de imagens" com suas postagens e vídeos, argumentando que "a maioria dos seguidores são adolescentes em fase de desenvolvimento de personalidade". O texto diz ainda que a blogueira "responde a vários processos criminais por exercício ilegal da profissão" nos órgãos de classe de nutricionistas e educadores físicos.

Anunciado recentemente, o projeto do reaity show quer mostrar a intimidade e o dia a dia de Pugliesi, que reúne mais de 3,6 milhões de seguidores só no Instagram postando fotos e vídeos de sua rotina fitness. Produzido pela Rio Cinema Digital Produções Audiovisuais, o programa foi autorizado a captar recursos via lei Rouanet, que permite que empresas e pessoas físicas descontem do Imposto de Renda parte do dinheiro repassado a iniciativas culturais. 

A petição pede o cancelamento da captação, "visto que este é proveniente de recursos públicos oriundo de impostos e deve ser utilizado por pessoas que atendam os minimos requisitos de um cidadão que age dentro da lei". 

Ao UOL, Gabriela Pugliesi disse que foi convidada pela produtora Rio Cinema Digital, mas não deve seguir com o projeto do reality. "Não me senti à vontade com o formato do programa e portanto não daremos andamento." Ela também disse que foi absolvida do único processo a que respondia. "O único processo que tinha, fui absolvida. Não respondo a nenhum outo processo. O que existe são denúncias mentirosas a meu respeito, onde procuro me defender junto com os meus advogados."

A blogueira também se defendeu das acusações contra ela feitas pelos autores da petição. "O que faço nas redes sociais, como todos fazem, é compartilhar minha rotina, meu estilo de vida. Tenho consciência da quantidade de pessoas que me seguem e da minha responsabilidade, e exatamente por isso sempre destaco todo acompanhamento de profissionais que tenho."  

Diretor da Rio Cinema Digital, Gabriel Mellin afirma que o projeto do reality ainda não chegou a captar nada da verba autorizada de R$ 2,4 milhões. "Tivemos dificuldade de chegar a um formato em que as duas partes ficassem satisfeitas", disse ele, que confirma que a atração está suspensa. "O projeto está muito embrionário. Temos que chegar a um formato ainda para poder apresentar às empresas."

Dietas

Gabriela Pugliesi foi absolvida recentemente de um processo movido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região, que a acusava de indicar dietas arriscadas a seus seguidores.

"Não me faço de vítima nunca, porque isso não me faz bem, mas no primeiro momento achei injusto. Nunca me passei por nutricionista e sempre fiz questão de mostrar os profissionais que cuidam de mim. O que faço nas redes sociais, como todos, é compartilhar minha rotina, meu estilo de vida", disse a blogueira ao UOL na ocasião.