Topo

Zezé Di Camargo fala de política: "Brasil nunca chegou a ser uma ditadura"

Zezé Di Camargo é entrevistado por Leda Nagle - Reprodução/YouTube
Zezé Di Camargo é entrevistado por Leda Nagle Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL

11/09/2017 19h32

Zezé Di Camargo deu declarações polêmicas sobre política em entrevista para o canal do YouTube de Leda Nagle. O cantor, que se considera "muito politizado", revelou que já recebeu convites para se candidatar. "Já conversei com alguns políticos, eles ficam impressionados com meus conhecimentos políticos. Mas não tenho vocação pra exercer", explicou ele.

Zezé também falou sobre a situação atual brasileira e disse que o país nunca passou por uma ditadura. "Eu vou falar um absurdo aqui para você, vão me criticar, jornalistas vão falar de mim, achar que sou um maluco. Você sabe que o momento em que a gente vive hoje no Brasil, o Brasil lutou muito pela democracia, mas eu fico com pena de como os nossos políticos usaram aquela liberdade que nós conquistamos, que era sair do militarismo. Muito gente confunde militarismo com ditadura, todo mundo fala 'nós vivíamos numa ditadura'. Nós não vivíamos numa ditadura, nós vivíamos num militarismo vigiado. Ditadura é a Venezuela, Cuba com Fidel Castro, Hungria, Coreia do Norte, China, esses são realmente ditadores. O Brasil nunca chegou a ser uma ditadura daquelas que ou você está a favor ou você está morto", declarou.

Leda lembrou o cantor que na época em que os militares assumiram o poder em 1964 - que durou 21 anos -  houve muitas prisões, tortura e mortes. "Mas não chegou a ser tão sangrenta, tão violenta, como a gente vive até hoje, no mundo de hoje. Não dá pra acreditar que muita gente ainda acredita que uma ditadura vai dar certo. Mas eu acho, eu acredito, as pessoas vão me achar maluco, não quero isso jamais pro Brasil, mas eu imagino que o Brasil hoje precisaria passar por uma depuração. O Brasil até podia pensar no militarismo para reorganizar a coisa e 'entregar' de novo", opinou Zezé.

O cantor, que disse ter amigos em vários partidos, lembrou ainda um pedido que fez a Luiz Inácio Lula da Silva quando ele era presidente do Brasil. "Disse para o Lula: 'tem que falar com o Ministério da Educação para voltar política no ensino básico'. Porque vejo cada absurdo as pessoas falarem", lembrou.