Topo

Juliana Silveira revive "Floribella" e diz que recusou prostituta na Globo

Juliana Silveira como Flor, protagonista de "Floribella", novela exibida pela Band em 2005 - Divulgação/Band
Juliana Silveira como Flor, protagonista de "Floribella", novela exibida pela Band em 2005 Imagem: Divulgação/Band

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

13/09/2017 10h22

"Floribella" foi exibida pela Band em 2005, mas ainda tem uma legião de fãs na internet. Prova disso é o sucesso da trilha sonora da novela infantojuvenil, que entrou no catálogo das plataformas digitais e, em uma semana, obteve números impressionantes. No ranking "50 Virais" do Spotify, três das cinco primeiras músicas eram da trama e superou divas pop como Taylor Swift.

O êxito também impressionou a protagonista de "Floribella", Juliana Silveira, que canta as músicas do CD lançado há 12 anos. "'Floribella' sempre me surpreende mesmo depois de tantos anos. Quando me contaram, não acreditei. Pensei: 'Já se passaram tantos anos, as pessoas não vão baixar essas músicas', e aconteceu exatamente o contrário", comemora. ao UOL.

A música mais ouvida, "Porque", ultrapassou 56 mil acessos no Spotify. Com 344 capítulos e duas temporadas, "Floribella" vendeu mais de 200 mil CDs, 50 mil DVDs e lançou centenas de produtos infantis, entre bonecas, sapatilhas e álbum de figurinhas.

Nas redes sociais, o lançamento do CD de "Floribella" fez "surtar" até fãs famosos, como Camila Queiroz. "Acabou minha vida!", escreveu a atriz da Globo, que tinha 12 anos quando assistia à novela. "Deu para sentir a força da internet. Fiquei feliz em saber que as pessoas que assistiram ainda são tocadas pela magia da história e da Flor", celebra.

Juliana recusou fazer prostituta na Globo

Doze anos depois, Juliana Silveira não se arrepende de ter recusado voltar à Globo após o sucesso de "Floribella". A atriz, que na emissora foi assistente de Angélica e atuou em três novelas, havia sido convidada para viver uma prostituta em "Paraíso Tropical" (2007), mas disse não à antiga casa para preservar seu patrimônio infantil.

"Agora tenho certeza de que tomei a decisão correta lá atrás, ao ter paciência de fazer a transição do infantil para as novelas convencionais novamente. Foi bom não ter aceitado o papel de prostituta que me ofereceram na época. Não dava para fazer essa transição de público tão rapidamente. Valeu a pena ter protegido e cuidado desse momento da minha trajetória", avalia.

Juliana Silveira, que será a rainha Kalesi de "A Terra Prometida", com a píton albina Pandora - Marco Antonio Teixeira/UOL - Marco Antonio Teixeira/UOL
Juliana Silveira como Kalesi de "A Terra Prometida"
Imagem: Marco Antonio Teixeira/UOL

A garota de programa Telminha ficou com a então novata Isis Valverde. Juliana Silveira, por sua vez, migrou para a Record e emendou "Floribella" com outro trabalho musical ao viver a cantora Lucky Star em "Luz do Sol" (2007). Na emissora, também atuou em "Chamas da Vida" (2008), "Balacobaco" (2012) e "Vitória" (2014). No período, deu à luz seu primeiro filho, Bento, hoje com seis anos. Em 2016, interpretou a rainha Kalesi em "A Terra Prometida". Atualmente, a atriz estuda seu papel na próxima novela bíblica, "Apocalipse", que estreia em novembro.

Música favorita de "Floribella"

Apesar do sucesso na música, Juliana reconhece que não é cantora e valoriza o trabalho da produção musical do CD de "Floribella", comandada por Rick Bonadio. Ela preparou sua voz e incorporou a personagem no estúdio de gravação para cantar em português as músicas argentinas da trama original, "Floricienta".

2006 - Os atores Mário Frias e Juliana Silveira se beijam durante cena da novela "Floribella", da TV Bandeirantes - Divulgação/Band - Divulgação/Band
Mário Frias e Juliana Silveira se beijam em cena de "Floribella"
Imagem: Divulgação/Band
"Fazia aquecimento vocal durante uma hora. Nos primeiros dias, eu cantava mas não gravava nada. Era mais para eu me ambientar e me sentir à vontade. Mas eu sou atriz, e isso me ajudou muito. O artista se joga mesmo, e chegou uma hora que eu acreditei naquela história de ser cantora e interpretei a personagem no estúdio. Gravei o primeiro CD em 4 dias", recorda.

E qual canção de "Floribella" é a favorita de Juliana Silveira? Para quem acha que é a trilha de abertura da novela, errou: "Curto muito as três mais baixadas no Spotify, 'Porque', 'Pobre dos Ricos' e 'Vestido Azul', mas a que mais gosto é da segunda temporada e se chama 'Há uma Lenda', linda, a gente terminava o show com essa música e era sempre emocionante".