Topo

O que houve com a voz de Xuxa? Especialistas debatem causas de mudança

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

19/09/2017 04h00

Fãs e seguidores mais atentos de Xuxa Meneghel têm apontado pelas redes sociais uma suposta alteração na voz da apresentadora do "Dancing Brasil", da Record. A pergunta é repetida exaustivamente a cada semana que ela entra no palco: "O que houve com a voz de Xuxa?".

A pedido da reportagem do UOL, uma fonoaudióloga e dois otorrinolaringologistas assistiram a alguns vídeos de Xuxa em momentos distintos de sua carreira --nos anos 1980, 1990 e na apresentação do reality musical, na semana passada-- para avaliarem se realmente houve essa mudança na voz da apresentadora e apontarem as possíveis causas para tal alteração.

Segundo avaliação de Claudia Cotes, fonoaudióloga com mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Xuxa tinha uma voz agudizada na época em que apresentava programas infantis na TV Globo, com muita articulação, e hoje o timbre dela se tornou mais grave, mais "normal" para uma mulher de 54 anos.

"Eu ouvi e realmente a voz dela estava alterada. Quando ouvimos, nem parece a Xuxa", avaliou Claudia, que aponta ainda três possíveis causas. "Rouquidão por um resfriado ou alguma inflamação nas pregas vocais, laringite ou um problema hormonal (como a menopausa)", completou.

Profissional que trabalha com vários cantores famosos, como a dupla Jorge e Matheus e Zezé Di Camargo, o otorrino Luiz Cantoni também percebeu a mudança no timbre da apresentadora.

"Realmente é uma voz muito diferente daquela que ela tinha. É nítido que a musculatura que reproduz o agudo diminuiu e a musculatura que produz o grave aumentou a sua função, o que dá um timbre que estaria mais adequado para a idade dela (e não mais com o timbre infantilizado). Ela descaracterizou a personagem que ela era. Se você fechar os olhos, você não acredita que é a Xuxa", opinou Cantoni, com 20 anos de carreira, que citou ainda um possível desequilíbrio hormonal.

Já Fausto Nakandakari, otorrino formado pela Faculdade de Medicina da USP, faz algumas observações, dentre elas, o "envelhecimento natural das cordas vocais, que são constituídas por fibras musculares". "A pessoa vai ficando com as cordas vocais mais fracas [de acordo com a sua idade]", explicou ele.

"Linda, saudável e inconfundível"

Fonoaudióloga com 40 anos de profissão, Ângela Maria de Castro trabalha com Xuxa há 24 na parte de colocação de voz cantada.

Ao UOL, por telefone, Ângela refutou a ideia de qualquer alteração no timbre de Xuxa e afirmou que a apresentadora "tem uma voz saudável e inconfundível".

"Trabalho com a Xuxa desde 1993 em todas as gravações na parte de colocação de voz cantada. E, evidentemente, não existe mudança nenhuma. [A Xuxa] tem uma voz linda, saudável e inconfundível", disse.

Questionada sobre o assunto, a assessoria da apresentadora da Record afirmou que "Xuxa não percebeu nenhuma mudança na voz, não passou por nenhum problema de saúde e a fono só a acompanha quando ela coloca voz nas músicas do 'Dancing Brasil'."