Topo

Porchat revela ter sido vetado na Globo por causa do Porta: "Não deixavam"

Fábio Porchat participa do "Roda Viva", na TV Cultura - Marcela Navia/Divulgação
Fábio Porchat participa do "Roda Viva", na TV Cultura Imagem: Marcela Navia/Divulgação

Colaboração para o UOL

19/09/2017 07h36

Fábio Porchat falou sobre a carreira no "Roda Viva", da TV Cultura. O humorista disse que a Globo parou de chamá-lo para participações por ele fazer parte do grupo Porta dos Fundos, o que acabou motivando sua ida para a Record, onde está há pouco mais de um ano. 

"Quando saí da Globo, onde fazia participação na 'Grande Família', continuei no Porta. Não briguei, não fechei porta, mas claro que ninguém gosta de ouvir 'não' e as pessoas diziam que eu estava maluco. Quando ia fazer algo na Globo, não deixavam por eu ser do Porta. Um dia o Bruno Mazzeo me ligou pra fazer a nova 'Escolinha'. Passou um mês, dois, ninguém me ligou. Perguntei pro Bruno o que aconteceu. 'O pessoal da Globo disse que você é do Porta dos Fundos e não pode fazer'", explicou.

Foi quando ele resolveu dar um basta na situação. "Então quer saber? Já que não posso estar na Globo, não vou estar mesmo, vou pra Record. Foi esse meu pensamento .Fizeram uma proposta ótima, me deram um programa na mão... agora tenho um programa que é meu, do meu jeito".

Porchat contou como é ter trabalhado nas duas emissoras. "É uma grande diferença, dois lugares bastante distintos. É uma ótima lição fazer programa na Record. A Globo é a maior emissora do pais em estrutura, arsenal, dinheiro, possibilidade, percebo isso estando dentro ou fora de lá. Quando você é a mais rica, a mais assistida, tem uma posição na guerra diferente dos outros. É diferente receber a audiência com 20 pontos e tentar manter do que estar com a Gobo na frente, SBT com 15 pontos, final do Masterchef (na Band) rolando e recebendo com 4 pontos, tendo de fazer humor".

Apesar disso ele não se arrepende. "Nunca imaginei que fosse dizer isso, mas na Record tenho uma liberdade muito grande, falo coisas que não poderia falar na Globo, assim como em outras emissoras pode falar coisas que na Record não pode"

Humor

Apesar da situação com a Globo, ele vê contribuições de seu trabalho fora de lá na mudança na forma que a emissora faz humor. "O humor muda, as pessoas também. Essa geração veio como uma avalanche porque não podia se falar muita coisa e, quando você vem do stand-up, fala tudo. O 'Zorra Total' só mudou por causa do Porta dos Fundos".

Porchat defendeu ainda que dá para fazer piada com tudo. "Existem assuntos que você sabe que vão dar mais trabalho, mas ao mesmo tempo não posso boicotar minha cabeça, lá posso fazer piadas que eu poderia até ir preso. De lá saí piada ruim e boa, mas só vou saber fazendo. E o politicamente correto faz parar pra pensar, e isso é ótimo em qualquer situação. Ele ajuda a piada a ter mais força", acredita.

À vontade

Sobre o "Programa do Porchat", revelou como fica se uma entrevista não é boa. "Quando o convidado não rende, eu ainda me desespero, eu me agonio. Vai me dando uma tristeza profunda". E não é fácil conseguir convidados para quatro programas por semana. "Não pode gente da Globo, da Globosat, do SBT... Queria Fábio Jr e Leonardo como próximos entrevistados".

Ele afirma ter melhorado desde a estreia, em agosto do ano passado. "Vejo uma evolução em mim como apresentador e fico feliz. Eu estava mais duro, travado, seguindo o roteiro. Hoje o assunto vai pra outro lugar e eu acompanho, estou me sentindo cada vez mais à vontade".