Topo

"Personagens como Ivan são necessários", diz Carol Duarte sobre "cura gay"

Giselle Almeida

Do UOL, no Rio

23/09/2017 22h05

Carol Duarte emendou pela segunda vez um sábado de gravações de "A Força do Querer" para curtir o Rock in Rio. Desta vez, a atriz, que interpreta o transgênero Ivan na trama de Gloria Perez, veio ver com um grupo de amigos os shows do The Who e do Guns N' Roses.

Já na reta final das gravações, Carol diz que está preparada para dar adeus à personagem, mas reforça que Ivan "vai dar saudade".

"Ele é um personagem muito marcante pra mim e no imaginário das pessoas. Abriu muitas portas para um diálogo sobre a questão trans, LGBT. Nesse momento que se fala de cura gay, é importante falar sobre a liberdade das pessoas. Não é uma doença. Enquanto houver esse discurso, personagens como o Ivan serão muito necessários", diz.

Em alta na novela, ela diz que o assédio num evento como esse ainda assusta, mas ela já lida melhor com essa abordagem hoje do que no início da novela, que marcou sua estreia na TV.

"As pessoas tiram foto, fico feliz de terem recebido uma personagem como a Ivana, que hoje é Ivan, com carinho", diz ela, que também viu sua vida particular virar notícia, quando o namoro com a professora Aline Klein se tornou público. "Foi bem tranquilo. A gente está em 2017, está tudo certo", afirmou.