Rafa Brites não gosta de comentários e faz pedido: "Não canonizem as mães"
Colaboração para o UOL
25/09/2017 11h30
Desde o nascimento de Rocco - seu primeiro fiho com o apresentador Felipe Andreoli, que veio ao mundo em fevereiro -, a repórter Rafa Brites vem usando suas redes sociais para refletir sobre ser mãe. No domingo (23), ela compartilhou um texto em que fala sobre alguns comentários que ouviu após ter o bebê.
"Não canonizem as mães. Engraçado,depois que virei mãe tenho sentido uma cobrança por uma postura angelical, imaculada e assexuada. Qualquer movimento numa dança, decote ou entornada em um copo de gim escuto: 'Olhaaa a mamãe do Rocco ai curtindo adoidado'. Em um festival de música, eu já pra lá de Bagdá, escuto: 'Quero ver acordar pra cuidar do baby, hein!!' 'Nossa batom vermelho? Seu filho vai ficar com ciúmes da mamãe'. Entre outros vários comentários infelizes, a maioria machistas e vindo de mulheres", lamentou ela.
Em outro trecho, ela ponderou que tal pensamento é uma construção da sociedade ao longo dos anos. "Por favor, as pessoas que teceram esses comentários não fiquem chateadas comigo. Não é culpa de vocês! Temos sim um inconsciente coletivo de acreditar que a mulher ao virar mãe, por ser algo tão divino e sagrado, passe a ser cândida, e não possa mais ser sensual, provocante evitando assim ser alvo de olhos furtivos", disse.
Ela, porém, garante que a maternidade fez com que ela tivesse ainda mais segurança.
"Me sinto uma pessoa muito mais interessante. Não consigo ter ciumes das menininhas novinhas lindas em uma festa. Não preciso agradar ninguém. Não tenho mais tempo para o mais ou menos. Meu comportamento e meu bom senso sempre foram e continuaram regidos pelos meus valores.Sigo curtindo a minha vida ainda mais! Posso ser safada, viu? Não se preocupem se vou acordar 05:30 para cuidar do bebê. Talvez sim.. Talvez acorde 12:00 e fale 'meu filhooooo, mamãe ferveu tanto ontemmm. Dancei tantooo ontem que dormi até mais tarde. A agora tô pronta pra nossa farra'. Vai entender que sagrada é a liberdade", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.