Topo

Rapper Rico Dalasam fala de homossexualidade: "Já senti vontade de morrer"

Rico Dalasam - Reprodução/Instagram
Rico Dalasam Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

26/09/2017 18h44

Único rapper assumidamente homossexual da cena musical brasileira, Rico Dalasam falou de "cura gay" e música em uma entrevista para o canal no YouTube de Gabriela Pugliesi.  O cantor deu sua opinião sobre a liminar que autoriza psicólogos a oferecerem terapia de "reversão sexual".

"Já me senti doente, já me senti sujo, já me senti um extraterrestre, com vontade morrer. E tudo isso por crenças e pensamentos e ações que partem deste mesmo princípio (de cura gay). O que as pessoas não aceitam, tentam criminalizar. Óbvio que a gente não concorda, óbvio que eu resisto, tô na luta, batendo meu cabelo, sorrindo, brilhando, quebrando tudo no palco e mobilizando pessoas nas redes", declarou ele.

Rico contou que desde dos 12 anos escreve letras de rap e que "se descobriu" homossexual mais ou menos nessa época. "Na sétima série foi a primeira vez que me apaixonei de passar mal. Até então, tinha uma confusão enorme na minha cabeça. Não era para uma criança estar pensando se 'o que sou vai me prejudicar' ou 'se as pessoas vão continuar me amando'. O medo é o medo da rejeição, crianças não deveriam pensar em rejeição", desabafou.

O rapper sabe da importância que tem no combate ao preconceito e estereótipos. "Tenho orgulho de ser negro, depois orgulho de ser gay. Não é como o orgulho de torcer por um time, mas é um orgulho que vem depois de uma vergonha que foi plantada de sua existência", disse.