Topo

Apresentador de TV é encontrado morto no Pará; polícia investiga caso

Apresentador Lu Brasil, de emissora afiliada ao SBT, foi encontrado morto em casa - Reprodução/Facebook
Apresentador Lu Brasil, de emissora afiliada ao SBT, foi encontrado morto em casa Imagem: Reprodução/Facebook

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL

27/09/2017 14h34

O apresentador da TV Vale do Xingu, rede afiliada ao SBT, Luciano Batista dos Santos - mais conhecido como Lu Brasil - foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (26) na casa onde morava no Bairro Brasília, em Altamira, sudeste do Pará.

A informação foi confirmada ao UOL pelo Centro de Perícias Renato Chaves, cujos funcionários foram até o local e encontraram o corpo do jovem já em avançado estado de decomposição. A TV Vale do Xingu, afiliada do SBT na cidade, onde Lu Brasil trabalhava, também confirma a morte.

Os peritos suspeitam que o apresentador foi assassinado pelo menos 48h antes de ser encontrado com uma rede enrolada no pescoço e outros sinais de agressão. Havia também indícios de que uma luta corporal aconteceu na casa.

Segundo a emissora, Lu Brasil foi visto pela última vez no último domingo, quando foi à igreja. Amigos estranharam sua ausência no trabalho nos dias seguintes e decidiram ir até a casa dele. Encontraram a residência trancada, sentiram um forte odor e chamaram a polícia. As autoridades entraram no local e acharam o corpo.

A Polícia Civil de Altamira investiga o caso. O UOL tentou contato telefônico com a delegacia da cidade, mas as ligações não foram atendidas. À emissora de TV, as autoridades informaram que já há uma linha de investigação, que câmeras de segurança dos arredores serão usadas para ajudar a identificar o suspeito e que não daria mais detalhes para não comprometer a apuração do caso.

Lu Brasil começou a trabalhar na Vale do Xingu em 2014, na cobertura da Copa do Brasil. No ano seguinte, assumiu a apresentação do Vale Music, um programa de entretenimento. Ele também participava de atrações da rádio do grupo.

Homenagens

Milhares de fãs se manifestaram nas redes sociais da emissora lamentando a morte violenta do apresentador, postando comentários como “luto”, “saudades eterna” e “não estou acreditando”, definindo o episódio como “covardia” e “crueldade” e cobrando “justiça”.

Em nota de pesar, a Vale do Xingu comunicou a morte do “grande amigo e companheiro de jornada”, que “nos pegou de surpresa e o levou de nós repentinamente”, e desejou os “mais sinceros pêsames aos familiares, amigos e fãs” do apresentador.

“Agradecemos imensamente o tempo que pudemos conviver com ele, que será sempre lembrado pelo profissionalismo, honestidade, lealdade, inteligência, competência e sensibilidade para lidar com as adversidades e conflitos humanos”, acrescenta a emissora.

A Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX) também se pronunciou, manifestando solidariedade aos familiares e cobrando justiça. “O apresentador era um comunicador descontraído e carismático. Os profissionais da comunicação esperam que as autoridades consigam elucidar o caso o mais breve possível, uma barbárie contra um profissional da imprensa e um crime que mais uma vez abala a população desta cidade”, afirma a nota.

O velório de Lu Brasil foi realizado nesta quarta-feira (27) na Capela Mortuária de Altamira, na Avenida Djalma Dutra, e atraiu muitos familiares, amigos e fãs. O local do enterro não foi divulgado.