Nelson Freitas troca "Zorra" por novela: "Perdi papéis por fazer humor"

O que um ator do "Zorra" está fazendo na nova novela da Globo? Esta foi a pergunta que muitos telespectadores fizeram ao ver Nelson Freitas em "Tempo de Amar", trama das seis que estreou na última terça-feira (26). Ele deixou o humorístico após 16 anos com papéis até hoje lembrados pelo público, como o nordestino Carretel e o corno Leozinho, e se prepara para ser odiado pelo público.
Pai de duas filhas e casado há 17 anos, Nelson Freitas se considera o oposto de seu personagem na trama de Alcides Nogueira dirigida por Jayme Monjardim, que o convidou para dar vida ao personagem machista e introspectivo. "Sou totalmente diferente. Sou solar, alegre, acordo de manhã cantando", compara, em conversa com o UOL.
Apesar da surpresa dos telespectadores, novela não é novidade para Nelson Freitas. "Tempo de Amar" é a 12ª em 30 anos de carreira com trabalhos como "Rainha da Sucata", "Salsa e Merengue" e "Uga Uga" (Globo), "Tocaia Grande" (Manchete) e "Chiquititas" (SBT). A última havia sido "As Filhas da Mãe", em 2001. O ator admite ter sentido falta das novelas e revela que perdeu papéis dramáticos por causa do "Zorra".
Em 2017, o público ainda se surpreendeu com outra veia artística do ator no "Show dos Famosos", do "Domingão do Faustão". Ele foi vice-campeão ao imitar Psy, Bono Vox, Cauby Peixoto, Tina Turner e James Brown. Nelson ainda não sabe se voltará ao "Zorra", mas prepara um musical para o ano que vem em parceria com a banda curitibana Big Time Orchestra.
"Silvana de calças"
Com as gravações aceleradas, o ator tenta enfrentar seu maior desafio, encontrar a personalidade ideal para Bernardo. Para isso, ele tem lido sobre o comportamento nos anos 20, época em que a novela é ambientada, e se inspira em atores como José Wilker, em "Gabriela" (2012), e Al Pacino, em "O Poderoso Chefão" (1972).
"A personalidade dele eu ainda estou buscando, estudando, pesquisando, tentando encontrar uma identidade. É um trabalho complexo para o ator, principalmente no meu caso, que passei 16 anos criando vários personagens por dia. Agora tenho uma personagem só e vou defendê-la durante meses. É importante que tenha uma identidade bem formatada", explica.
"Ele tem grandes problemas com jogo, tanto que acaba perdendo toda a fortuna da família e vai determinar muita coisa para o meu núcleo na novela. Comentaram que eu seria a Silvana de calças. No caso dela, o foco é o problema. O meu é mais um problema. Ele tem vários", analisa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso