Topo

Nelson Freitas troca "Zorra" por novela: "Perdi papéis por fazer humor"

Nelson Freitas como Carretel, no "Zorra Total", e como Bernardo, em "Tempo de Amar"  - Montagem/Reprodução/TV Globo
Nelson Freitas como Carretel, no "Zorra Total", e como Bernardo, em "Tempo de Amar"
Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

28/09/2017 04h00

O que um ator do "Zorra" está fazendo na nova novela da Globo? Esta foi a pergunta que muitos telespectadores fizeram ao ver Nelson Freitas em "Tempo de Amar", trama das seis que estreou na última terça-feira (26). Ele deixou o humorístico após 16 anos com papéis até hoje lembrados pelo público, como o nordestino Carretel e o corno Leozinho, e se prepara para ser odiado pelo público.

Bernardo tem um caso extraconjugal com a empregada, Balbina, em "Tempo de Amar" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Bernardo tem um caso extraconjugal com a empregada, Balbina, em "Tempo de Amar"
Imagem: Reprodução/TV Globo
Em "Tempo de Amar", o ator de 55 anos vive Bernardo, galã machista e adúltero. Ele maltrata a mulher, Alzira (Deborah Evelyn), e a trai com a empregada, Balbina (Walkiria Ribeiro), e as garotas do cabaré Maison Dorée, de Madame Lucerne (Regina Duarte).

Pai de duas filhas e casado há 17 anos, Nelson Freitas se considera o oposto de seu personagem na trama de Alcides Nogueira dirigida por Jayme Monjardim, que o convidou para dar vida ao personagem machista e introspectivo. "Sou totalmente diferente. Sou solar, alegre, acordo de manhã cantando", compara, em conversa com o UOL.

Apesar da surpresa dos telespectadores, novela não é novidade para Nelson Freitas. "Tempo de Amar" é a 12ª em 30 anos de carreira com trabalhos como "Rainha da Sucata", "Salsa e Merengue" e "Uga Uga" (Globo), "Tocaia Grande" (Manchete) e "Chiquititas" (SBT). A última havia sido "As Filhas da Mãe", em 2001. O ator admite ter sentido falta das novelas e revela que perdeu papéis dramáticos por causa do "Zorra".

Carretel e Lucicreide em "Zorra Total" - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Lucicreide (Fabiana Karla) e Carretel (Nelson Freitas) no "Zorra Total"
Imagem: Divulgação/TV Globo
"Algumas vezes eu fui preterido, principalmente no cinema, para personagens sérios, por causa dessa imagem tão forte no humor. 'Nelson é um ótimo ator, mas se colocá-lo nessa função as pessoas não vão acreditar e vão achar que é comédia'. Isso me atrapalhou algumas vezes em escolhas de casting. Acho que [a novela] consegue mudar um pouco e abrir um leque maior", torce.

Nelson Freitas imita Tina Turner no "Show dos Famosos" - Carol Caminha/TV Globo - Carol Caminha/TV Globo
Nelson Freitas como Tina Turner no "Domingão"
Imagem: Carol Caminha/TV Globo
Nelson Freitas segue o caminho de outros ex-colegas de "Zorra" que migraram para novelas, como Maria Clara Gueiros, Fabiana Karla, Mariana Santos e Marcos Veras.

Em 2017, o público ainda se surpreendeu com outra veia artística do ator no "Show dos Famosos", do "Domingão do Faustão". Ele foi vice-campeão ao imitar Psy, Bono Vox, Cauby Peixoto, Tina Turner e James Brown. Nelson ainda não sabe se voltará ao "Zorra", mas prepara um musical para o ano que vem em parceria com a banda curitibana Big Time Orchestra.

"Silvana de calças"

Com as gravações aceleradas, o ator tenta enfrentar seu maior desafio, encontrar a personalidade ideal para Bernardo. Para isso, ele tem lido sobre o comportamento nos anos 20, época em que a novela é ambientada, e se inspira em atores como José Wilker, em "Gabriela" (2012), e Al Pacino, em "O Poderoso Chefão" (1972).

"A personalidade dele eu ainda estou buscando, estudando, pesquisando, tentando encontrar uma identidade. É um trabalho complexo para o ator, principalmente no meu caso, que passei 16 anos criando vários personagens por dia. Agora tenho uma personagem só e vou defendê-la durante meses. É importante que tenha uma identidade bem formatada", explica.

Silvana tem compulsão por jogos em "A Força do Querer" - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Silvana tem vício em jogos em "A Força do Querer"
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo
Entre todos os problemas de Bernardo, o maior é a compulsão por jogos, mesmo drama de Silvana (Lilia Cabral) em "A Força do Querer". O vício fará o personagem perder toda a fortuna e jogará a família na miséria.

"Ele tem grandes problemas com jogo, tanto que acaba perdendo toda a fortuna da família e vai determinar muita coisa para o meu núcleo na novela. Comentaram que eu seria a Silvana de calças. No caso dela, o foco é o problema. O meu é mais um problema. Ele tem vários", analisa.