Topo

Coreógrafo rebate críticas após expulsar Fernando Rocha de quadro na Globo

O coreógrafo Ivaldo Bertazzo expulsou Fernando Rocha do quadro "Quem Dança Seus Males Espanta", do "Bem Estar" - Montagem/Reprodução/TV Globo
O coreógrafo Ivaldo Bertazzo expulsou Fernando Rocha do quadro "Quem Dança Seus Males Espanta", do "Bem Estar" Imagem: Montagem/Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

30/09/2017 15h20

O coreógrafo Ivaldo Bertazzo foi duramente criticado na internet após ter expulsado Fernando Rocha do quadro "Quem Dança Seus Males Espanta", do programa "Bem Estar". O apresentador desabafou no programa da última sexta-feira (29) e chorou após o fim da série, que tentou mostrar o uso da dança para combater a depressão.

No último episódio do quadro, Bertazzo se irritou com o desempenho dos participantes amadores e chegou a mandar uma integrante calar a boca. O professor os substituiu por bailarinos profissionais e revoltou Fernando Rocha, que tentou abandonar o ensaio, mas foi convencido a voltar e ganhou um papel a contragosto. Ele iria falar no espetáculo, ao invés de dançar.

Nas redes sociais do coreógrafo, telespectadores criticaram a postura dele com os dançarinos amadores, que estavam ali para usar a dança como terapia contra a depressão.

"O senhor está nesse projeto ciente de que lida com amadores, então onde está o bom senso? O senhor foi desrespeitoso com pessoas que não são obrigadas a estar ali, mas estão por carinho a si próprio e ao outro, em busca de reencontrar o amor próprio, e com essa atitude grosseira o senhor ajudou a destruir o amor próprio de quem julgou e condenou como incapazes. Repense senhor seu modo de lidar com o próximo. A dança é a arte em ser democráticas e inclusivas, jamais preconceituosa e separatista", comentou uma telespectadora no Instagram de Bertazzo.

"Quem ama o que faz ensina com amor, o senhor é muito bruto, seu projeto 'Quem ama seus males espanta' é uma farsa, repense sua postura", escreveu outra telespectadora. "Lamentável o que ocorreu com os participantes 'eliminados' do espetáculo, triste, frustrante e cruel", criticou mais uma, no Facebook do dançarino.

Sobre a última crítica, Ivaldo Bertazzo rebateu: "Entendo sua preocupação. Mas todo espetáculo pode sofrer alterações até o último dia de ensaio".

Fernando Rocha foi consolado por Mariana Ferrão no "Bem Estar" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Fernando Rocha foi consolado por Mariana Ferrão no "Bem Estar"
Imagem: Reprodução/TV Globo

No "Bem Estar", Fernando Rocha anunciou sua saída do quadro e, emocionado, pediu desculpas ao público por não ter conseguido dançar de forma "limpa", como Bertazzo queria.

"O próximo capítulo não vai existir. Apesar de terem sido feitos alguns rearranjos, para mim foi muito forte. Eu realmente não me encaixei nesse esquema. É limpo demais, é puro demais. Eu sou sujo, 'tremeliquento', e não deu para mim. Eu não consegui, eu sigo representando os tremeliques da vida e saio de cabeça erguida. Fiz o que pude, não consegui. Desejo boa sorte aos meus queridos amigos, que seja tudo bem. Queria pedir mais perdão ao público que esperava que eu dançasse, que esperava que eu subisse ao palco. Eu não vou conseguir. A falha foi minha. O erro foi meu. Eu quero mandar um abraço a todos vocês e boa sorte. Eu tô fora, tá bom? Vida que segue", disse o apresentador, às lágrimas.

Mariana Ferrão consolou o colega e o abraçou no fim do programa: "Fê, por isso a gente te admira cada vez mais".