Topo

Poupado de cenas violentas, ator que faz filho de Bibi diz como chora na TV

Bibi (Juliana Paes), Rubinho (Emilio Dantas) e Dedé (João Bravo) em "A Força do Querer" - Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Bibi (Juliana Paes), Rubinho (Emilio Dantas) e Dedé (João Bravo) em "A Força do Querer" Imagem: Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

03/10/2017 04h00

Se tem alguém que sempre sai perdendo com a inconsequência da vida de crimes de Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas) em "A Força do Querer" é Dedé (João Bravo). E, com ele, o público sofre junto - seja na festinha de aniversário ignorada pelos amigos, no choro de decepção ao ouvir o pai ser chamado de bandido ou no desespero ao ver a mãe ser levada pela polícia. 

Entre tantas cenas da trama de Gloria Perez que exigem preparo emocional do ator de 8 anos, ele diz que a sequência mais difícil que precisou gravar até agora foi a primeira prisão de Rubinho, que foi ao ar no começo de junho. Na cena, policiais armados invadiam a casa da família, onde os três se divertiam com um jogo de cartas, e levavam o traficante algemado.

Dedé (João Bravo) se desespera ao ver a mãe sendo presa em "A Força do Querer" - Reprodução/GShow - Reprodução/GShow
Dedé (João Bravo) se desespera ao ver a mãe sendo presa em "A Força do Querer"
Imagem: Reprodução/GShow

Em cenas como essa, a equipe se cerca de cuidados para poupá-lo ao máximo, já que o núcleo do personagem envolve muita violência. Juliana e Emílio, por exemplo, gravavam as partes mais dramáticas sem a presença de João. "Ele gravava só o ponto de vista dele, sem ver gritaria, choradeira, camburão", comentou, na ocasião, Juliana Paes.

"Tomamos todos os cuidados necessários, embora o João tenha muita consciência de que tudo é ficção. Optamos por gravar os trechos das cenas com ele separadamente quando é preciso", explica o diretor artístico da novela, Rogério Gomes, o Papinha.

Com isso, o trabalho do ator mirim exigia ainda mais foco.

"Precisei me concentrar mais, porque chorei sem ver a cena. Tive que imaginar tudo acontecendo. Nesta hora a Ju Paes e o Emilio ficaram atrás da câmera juntos me dando força", conta o menino.

Dedé fica triste por ninguém ter ido a seu aniversário e é consolado pela mãe, Bibi, em "A Força do Querer" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Dedé fica triste por ninguém ter ido a seu aniversário e é consolado pela mãe, Bibi, em "A Força do Querer"
Imagem: Reprodução/TV Globo

Emoção à flor da pele

Mas João já precisou derramar algumas lágrimas em vários outros momentos da novela, graças ao envolvimento de Bibi e Rubinho com o tráfico. Nessas horas, o ator mirim conta também com a ajuda da mãe, Gabriela Vignoli, para se emocionar na hora de gravar.

"Preciso de minha mãe perto de mim, fico antes no colo dela e penso em coisas que não queria que acontecesse. Vendo a Ju emocionada também me emociono", explica.

Papinha diz que a atuação do garoto já o surpreendeu em vários momentos. "Ele chora, dá risada e improvisa muito bem, esse é o grande diferencial dele", elogia o diretor.

Emílio Dantas conta que João está "sempre com a energia certa na hora certa". "Ele é muito concentrado. Já nos bastidores, é o rei das piadas. Sempre solar e carinhoso", descreve. 

Na visão de João, Dedé não enxerga Bibi e Rubinho como bandidos, mas a ausência cada vez maior deles o afeta profundamente.

"Acho que o Dedé não vê os erros dos pais. Ele sente muita falta da família unida que era no começo, sofre quando os amigos da rua falam mal de seu pai. E ele vê a avó [Aurora, interpretada por Elizângela] como um porto seguro", diz.

Juliana Paes (Bibi), Emílio Dantas (Rubinho) e João Bravo (Dedé) - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Juliana Paes (Bibi), Emílio Dantas (Rubinho) e João Bravo (Dedé) se divertem nos bastidores das gravações
Imagem: Reprodução/Instagram

Assédio nas ruas

Com papel de destaque numa novela das 21h, João conta que os amigos sempre perguntam o que vai acontecer com Dedé e que ficou mais popular no colégio, sim. "Mas é normal e acho que acostumaram", diz ele.

Já a abordagem dos fãs nas ruas é motivo de festa para o pequeno intérprete. "Adoro quando me reconhecem! Gosto de tirar fotos e fazer vídeos com eles, acho muito legal", conta ele, que garante querer seguir na profissão de ator.

Quando não está gravando, João gosta de ir para Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, onde mora sua família - ele vive com os pais, Danilo e Gabriela, com um irmão mais velho, Pedro, 17, também ator, e um mais novo, Isaac, 2. 

"Lá eu surfo, ando a cavalo, de bicicleta e brinco muito com meus irmãos", diz.

 

 

Eta beijo bom @julianapaes #dede #bibi #aforçadoquerer #redeglobo

Uma publicação compartilhada por João Bravo (@joaobravooficial)

 

 

 

em

 

Quero estar sempre juntinho de vc ?@atrizelizangela #aforçadoquerer #dede #aurora #redeglobo

Uma publicação compartilhada por João Bravo (@joaobravooficial)

 

 

em