Topo

Luciana Gimenez desabafa contra velhice: "A ignorância é uma dádiva"

Luciana Gimenez durante festival de música nos Estados Unidos - Reprodução/Instagram/lucianagimenez
Luciana Gimenez durante festival de música nos Estados Unidos Imagem: Reprodução/Instagram/lucianagimenez

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

05/10/2017 04h00

"Não, calma, ainda não estou lá", corrigiu Luciana Gimenez ao ser perguntada pelo UOL se já tinha completado 48 anos (fará em 3 novembro). A apresentadora odeia envelhecer e, se pudesse, faria qualquer coisa para ter 18 novamente. Mas, a contragosto, aceita o processo natural da vida.

"Eu odeio ficar velha, odeio. Cada minuto. Odeio. Voltaria para 18. Nossa, eu odeio ficar velha. O que vai fazer? Não dá para fazer nada, né? Você vai... pá! Eu não gosto, acho um saco. Odeio ficar velha, mas eu já odiava aos 20. Juro! Eu quando fiz 30, quase morri! Todo mundo fala que é legal ficar velho. O que tem de bom? O que tem de bom em ficar velho? A cabeça? Certo, e aí? A ignorância às vezes é uma dádiva, garoto. Não é verdade? Às vezes você ser muito sábio não é bom e às vezes a ignorância é uma dádiva", filosofa.

Para tentar retardar o envelhecimento, Luciana mantém uma rotina de exercícios conhecida por todos que a seguem nas redes sociais. A apresentadora publica quase diariamente fotos fazendo ginástica, ioga e outros exercícios com a missão de evitar a perda de massa muscular.

"O problema é que vai ficando pior, você ganha massa e perde muito rápido. Quando você está mais velho e passa dez dias sem, é difícil manter. Para conseguir de novo, meu amigo... perco muito rápido. Mas também malhei a minha vida inteira, estou acostumada. Malho e em dois dias está tudo certo. Não dá para parar", detalha.

Luciana também cuida da alimentação e evita comer frituras, incluindo uma de suas sobremesas favoritas. Sabia que a apresentadora adora churros?

"Eu não gosto de comida muito gordurosa, sabe? Eu não comeria um churros, por exemplo. Eu adoro. De chocolate. Mas eu não comeria porque é massa frita, né? Massa frita com doce, uma bomba!", alerta.

A vida intensa de Luciana Gimenez, porém, tem seus efeitos colaterais. A apresentadora praticamente não descansa, fica doente com frequência e reconhece que o motivo é a rotina puxada no trabalho, na academia e em casa. Por isso, ela diminuiu o ritmo das atividades nos últimos seis meses.

"Eu fico doente de vez em quando. Às vezes eu caio, mas tenho aprendido nos últimos seis meses a respeitar um pouco mais os sinais. Sou muito sensível com o meu corpo. Às vezes, na ginástica, eu reparo que estou ficando um pouco doente e falo: 'Agora não dá'. Sinto quando baixa a imunidade, quando tenho dor de garganta. É uma sensação que, quando tenho, é melhor parar. Tenho respeitado mais. Sou muito irascível, mas tenho tentado ouvir o meu corpo. Tenho problema de sinusite. Às vezes peço para desligarem o ar condicionado, fico morrendo de calor, mas é isso ou fico doente. Eu acho que puxo muito a lenha que tenho para dar."