Topo

"Posso viver minha mulherice com o corpo que tenho", diz Laerte

"Passei 34 anos escondendo de mim mesma que era gay", diz a cartunista Laerte - Divulgação/Canal Brasil
"Passei 34 anos escondendo de mim mesma que era gay", diz a cartunista Laerte Imagem: Divulgação/Canal Brasil

Colaboração para o UOL

05/10/2017 07h56

Laerte falou de sua transexualidade no "Pornolândia" de quarta-feira (4) exibido no Canal Brasil. A cartunista contou a Nicole Puzzi como encara seu corpo e os dilemas com o gênero sexual.

"Meu primeiro problema não foi de gênero, foi de sexo, porque eu era gay e passei 34 anos escondendo isso de mim mesma. Quando resolvi viver o que tinha para viver, a questão do gênero veio de brinde", afirma. "Gostaria de ter nascido mulher, ter um corpo feminino, mas isso não é questão para mim. Posso viver a minha mulherice com o corpo que tenho", garante.

A cartunista decidiu se assumir há 7 anos. "Eu já vinha me travestindo, resolvi que não fazia mais sentido ficar com essa dupla vida. Pensava: 'será que meus amigos vão estranhar, torcer o nariz?' Torceram não, foram bem tranquilos", conta.

Aos 66 anos, Laerte explica porque não toma hormônios para parecer mais feminina. "O corpo do jovem responde de forma mais eficiente. Se eu decidisse me hormonizar, certamente teria um processo diferente. Mas não estou triste, está tudo certo".