Topo

Após perder perna, valentão das pegadinhas de Silvio sobrevive com quiosque

Montanha grava pegadinha com prótese na perna amputada - Reprodução/RedeTV - Reprodução/RedeTV
Montanha atua com prótese na perna amputada
Imagem: Reprodução/RedeTV

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 04h00

O novo point de Mongaguá, cidade no litoral de São Paulo, chama-se "Encontro com Montanha". O quiosque, com nome livremente inspirado no programa de Fátima Bernardes, tem um dono famoso, Gilberto Augusto Félix, o Montanha, eterno valentão das pegadinhas de Silvio Santos. Para os frequentadores, é lugar para pedir uma porção de camarão ou uma cerveja gelada. Para o artista, é um meio de sobrevivência.

Aos 51 anos e com a perna esquerda amputada, Montanha aposta todas as fichas no novo empreendimento. Vendeu até o carro para comprar o quiosque, que está aberto desde maio, mas ainda não lota por causa da baixa temporada. Na próxima quinta-feira (12), feriado, ele vai inaugurar oficialmente o negócio em uma festa com músicos e a ex-colega de pegadinhas Gell Correia.

"Hoje está meio complicado porque machuquei a perna, inchou e a prótese não entra. Estou de cadeira de rodas. Para eu me locomover, faço tudo com dificuldade. Mas minha mulher tira de letra. Ela é meu alicerce. Pus o quiosque no nome dela pelo que representa na minha vida. Ela administra e eu faço só figuração, colocando meu nome no quiosque e fazendo o que consigo por causa da minha deficiência", afirma Montanha em entrevista ao UOL.

O ator conheceu Silvia Cristiane em 2015, depois de ter descoberto uma traição da hoje ex-mulher. Ele desabafou no Facebook e notou o "like" de uma desconhecida. "Foi amor à primeira vista. O divórcio do primeiro casamento já saiu e agora posso casar quando quiser", comemora. Montanha namorou por telefone durante um ano até trazê-la de Lins (430 quilômetros da capital paulista) para viver com ele no litoral (o ator mora em Itanhaém há 12 anos).

Em meio à separação, Montanha ganhou uma prótese de Geraldo Luis no programa "Domingo Show", da Record. Diabético desde os 13 anos, o ator de dois metros e 118 quilos precisou amputar a perna esquerda após sofrer erisipela (inflamação na pele): "Cheguei a 200 quilos de água no corpo. Morri duas vezes. Quem viu a matéria do Geraldo e me vê hoje fala que sou uma fênix, ressurgi das cinzas".

Quiosque do ator de pegadinhas Montanha em praia de Mongaguá, litoral de São Paulo - Montanha/Arquivo pessoal - Montanha/Arquivo pessoal
Quiosque do ator de pegadinhas Montanha em praia de Mongaguá, litoral de São Paulo
Imagem: Montanha/Arquivo pessoal

Da clínica de massagem às pegadinhas

"Thompson", câmera escondida mais famosa de Montanha - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
"Thompson", pegadinha mais famosa de Montanha
Imagem: Reprodução/SBT
Valentão, alto e apelidado de Montanha desde criança, Gilberto Félix começou nas pegadinhas por acaso. Ele era dono de uma clínica de massagem e foi levado para a TV pelos palhaços Cacareco e Canjica, que se apresentavam com Vovó Mafalda (Valentino Guzzo).

Na primeira pegadinha, interpretou um médico com Celso Portiolli e Ivo Holanda. Mas os dois metros de altura o marcaram como o fortão das câmeras escondidas do "Topa Tudo por Dinheiro", nos anos 90. A pegadinha mais famosa também é a favorita dele, em que Gibe aplica um teste para uma vaga de emprego e não tolera erros de português. Caso contrário, ele grita "Thompson!", e Montanha aparece para bater nos candidatos figurantes antes de pegar a vítima.

"Gibe escreveu essa pegadinha para mim e me consagrou. Gravei três vezes pelo Silvio e duas na Record. Até hoje, quando vou à feira, gritam 'Thompson!'", diverte-se.

Além de SBT e Record, Montanha trabalhou com Sérgio Mallandro na Gazeta e João Kleber na RedeTV!, onde gravou suas pegadinhas mais recentes usando a prótese na perna esquerda: "Trabalho até hoje. Esse ano ainda não teve, mas no ano passado o João mandou equipe duas vezes. Descolo hospedagem e alimentação e eles gravam".