Topo

Afastado pela Globo, José Mayer é lembrado no "Vídeo Show"

Tião (José Mayer) em "A Lei do Amor" - Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Tião (José Mayer) em "A Lei do Amor" Imagem: Paulo Belote/Divulgação/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

10/10/2017 15h13

Afastado da Globo por tempo indeterminado, José Mayer "reapareceu" na emissora nesta terça-feira (10). O ator, que teve seu nome envolvido em uma grave acusação de assédio sexual, foi lembrado com carinho por Joaquim Lopes no "Vídeo Show".

Durante uma homenagem de Bruno Gagliasso a Mel Maia, convidada do quadro "Meu Vídeo É um Show", o apresentador relembrou o trabalho com José Mayer em "Império" (2014) e elogiou a parceria com o colega.

Joaquim Lopes e José Mayer interpretaram filho e pai em "Império" - Reprodução/Império/Gshow - Reprodução/Império/Gshow
Joaquim Lopes e José Mayer em "Império"
Imagem: Reprodução/Império/Gshow
"Quem é o seu vovô ou papai na dramaturgia, Joca?", perguntou Otaviano Costa. "Meu vovô eu não tive, na verdade. Tive meu pai, que foi o Zé em 'Império'. Foi um cara que, enfim, me ajudou muito", respondeu Joaquim.

Otaviano, sem ter certeza de qual "Zé" o colega citou, tirou a dúvida no ar e falou o nome do ator afastado pela Globo: "O Zé... Zé Mayer?". Joaquim completou: "Zé Mayer, fez meu pai durante a novela inteira, mas acho que foi o único pai que eu tive em dramaturgia".

Relembre o caso

Em 31 de março, Susllen Tonani escreveu um relato em primeira pessoa para o blog "Agora é que são elas", do jornal Folha de S.Paulo em que acusava o ator José Mayer de assédio sexual. No texto, a figurinista de 28 anos contou diversos momentos em que foi constrangida pelo ator durante os bastidores da novela "A Lei do Amor".

No dia 4 de maio, várias funcionárias da Globo fizeram um protesto na sede da emissora usando camisetas com os dizeres "mexeu com uma mexeu com todas" e a hastag "chega de assédio. O movimento foi amplamente divulgado nas redes sociais. Na mesma data, a emissora anunciou que o ator estaria suspenso das próximas produções da casa por tempo indeterminado. Em nota, a TV ainda pediu desculpas para a profissional.

Pouco depois, José Mayer divulgou uma cara em que pedia desculpas para Susllen e todas as mulheres. "Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço", disse ele em um trecho da mensagem.

No dia 26 de abril, o caso foi encerrado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro após Susllen ir até a defensoria pública e dizer que não gostaria de seguir com o procedimento criminal contra o ator.