Topo

Por dentro do reality da MTV onde dar uns amassos é ser um campeão

"De Férias com o Ex" estreia nesta quinta (19) na MTV - Divulgação
"De Férias com o Ex" estreia nesta quinta (19) na MTV Imagem: Divulgação

Natalia Guaratto

Do UOL, em Natal (RN)

19/10/2017 13h12

Pegue uma coisa que todo mundo deseja (férias) e misture com algo que ninguém suporta (ex) e você terá um dos grandes sucessos televisivos da atualidade. Depois de se sobressair no abrangente mundo da TV paga, a versão brasileira do "De Férias com o Ex" volta à MTV nesta quinta (19).

A convite do canal, a reportagem do UOL acompanhou o início das gravações da nova temporada e embarcou para a Praia de Pipa, região paradisíaca a 85km de Natal (RN). O objetivo? Além de pegar um bronzeado? Tentar entender como uma dúzia de solteiros em modo de pegação avançada podem dar tanta audiência.

Antes de qualquer coisa, é preciso aceitar, de coração, a premissa do "De Férias com o Ex". Não se trata de uma competição convencional. Sequer existe um prêmio. Cinco homens e cinco mulheres são confinados em uma mansão. Eles convivem, brigam, se pegam, brigam de novo, se pegam mais um pouco. Nada muito diferente do que os adultos fazem na realidade. É aí que entra o pulo do gato. Semanalmente, o ex-namorado de alguém entra na casa "só para causar".

Pense no "De Férias com o Ex" menos como um "BBB" e mais como um "MasterChef" da inconsequência juvenil. Só que sem jurados. Em vez de servir um "lagostim ao molho de frutas vermelhas", o participante precisa se superar, episódio a episódio, na arte de quebrar regras básicas do contrato social. Vale tudo: de beijar o crush da melhor amiga enquanto ela chora vomitada a dormir com todas as mulheres da casa, mentindo patologicamente quando confrontado.

Participantes do "De Férias com o Ex"  - Divulgação - Divulgação
Participantes do "De Férias com o Ex"
Imagem: Divulgação
Achei mara. Quero entrar. Como eu faço?

O segredo para um entretenimento tão aleatório assim funcionar é o casting. Se para entrar no "BBB" basta dizer frases como "falo na cara mesmo" e "se me atacar eu vou atacar", no "De Férias com o Ex" tudo depende do capiroto. Ele mesmo: o ex.

A maioria dos candidatos chega aos produtores por meio de inscrição online. É mandatório preencher requisitos como ser jovem, bonito, extrovertido, carismático e sarado, ou seja, só 1% da população chega lá.

O mais irônico é que você pode ter tudo isso e ainda assim ser rejeitado se seu ex não for ideal. "Já teve casos de barrar alguém com potencial de causar porque o ex não era aquelas coisas", conta uma das produtoras de elenco. Imagina que desagradável. É tipo ser muito inteligente, mas não chegar no horário para fazer o Enem.

Passado o processo seletivo, a vida de integrante do "De Férias com o Ex" não melhora. É no período pré confinamento que ele mostra se é um herói, pois é isolado do convívio social. Sem celular, sem academia, sem bebida alcoólica, livros, revistas ou música. O contato com outros humanos é mínimo. Só é permitido falar com membros da produção.

A privação de distrações nos dias que antecedem o início do confinamento oficial tem explicação. "A gente precisa dessa energia acumulada para chegar na hora e eles darem tudo de si", explica outra produtora da MTV.

A pororoca da azaração

E não é que a lógica é destruidora mesmo? O primeiro encontro dos participantes é um espetáculo de liberação de endorfina a céu aberto. É a pororoca da azaração. A reunião acontece numa tenda que emula um lounge de balada topzera do Itaim Bibi, em São Paulo, e é regada a champanhe caro, embora o relógio marque 11 da manhã.

A primeira a chegar é uma loira maravilhosa, que leva o decote ao limite e surge deslumbrante num shortinho jeans rasgado estilo panicat. Carioca desbocada, ela tem o x-factor. Vai ser a protagonista da temporada. Largou a faculdade, virou musa do Instagram e diz coisas como "tenho pavor de homem depilado".

Para o desespero da moça, os rapazes selecionados parecem ter saído diretamente da mesma clínica de depilação. Todo mundo é meio parecido. Mesmo corte de cabelo, mesma barba, mesmo tanquinho. Ainda assim, o clima de paquera rola como se não houvesse amanhã. E só é interrompido para a gravação dos depoimentos com as primeiras impressões. "Quando vi aquele boy tatuado fiquei úmida", diz a loira sensação.

Em seguida o grupo é levado para a mansão, onde o confinamento segue por mais 20 dias. Do switcher, os diretores armam o primeiro date da edição. Em todos os episódios, um casal é isolado da turma para uma atividade única e romântica, tipo assistir o pôr do sol ou dar uma volta de quadrículo. Mais tarde, corre a notícia que o entrosamento foi perfeito. Como esperado, rolou beijo e pegação. Geral comemora. Está oficialmente aberta a segunda temporada do "De Férias com o Ex", onde você só precisar dar uns amassos para ser um verdadeiro campeão.