Topo

Morre o ator Francisco Nagem, o Seu Elias do "Sítio do Picapau Amarelo"

Francisco Nagem em 2016, no "Domingo Show", e em 1977, no "Sítio do Picapau Amarelo" - Reprodução/Record
Francisco Nagem em 2016, no "Domingo Show", e em 1977, no "Sítio do Picapau Amarelo" Imagem: Reprodução/Record

Do UOL, em São Paulo

24/10/2017 18h17

Morreu na manhã desta terça-feira (24) Francisco Nagem, conhecido por ter interpretado Seu Elias, vendedor turco do "Sítio do Picapau Amarelo" (1977). O ator tinha 78 anos e deixa duas filhas, Lidiane e Lariane, além da mulher, Helenice.

O velório acontecerá nesta terça, a partir das 20h30, na Lona Cultural Elza Osborne, teatro de arena do qual Nagem era um dos diretores, localizado no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde o ator morava. A família esperava a liberação do corpo de Nagem pelo IML (Instituto Médico Legal). O enterro será na tarde desta quarta, em local não divulgado.

Segundo o responsável pelo teatro, Nagem tinha problemas de saúde e estava perdendo peso rapidamente. Ele estava em casa, conversando com a mulher, quando avisou: "Estou morrendo".

Trajetória

Na televisão, Francisco Nagem marcou época como Seu Elias, dono de uma venda e conhecido por ser sovina no "Sítio do Picapau Amarelo", produzido pela Globo em parceria com a TVE e exibido entre 1977 e 1986.

Nagem também atuou nas novelas "Verão Vermelho" (1969), "Escalada" (1975), "Louco Amor" (1983) e "Sassaricando" (1987), e na minissérie "Memorial de Maria Moura" (1994). Uma de suas atuações mais recentes na TV foi uma participação na novela "Paraíso Tropical" (2007).

No teatro, Francisco Nagem é reconhecido pela peça "Os Veranistas" (1978), em que atuou ao lado de Ítalo Rossi. No cinema, integrou o elenco de "O Barato Otelo no Barato dos Bilhões" (1971), que contou com a participação de Pelé.

Uma das últimas aparições de Francisco Nagem na televisão foi em março de 2016, no programa "Domingo Show", da Record, que promoveu o reencontro de atores do "Sítio do Picapau Amarelo". Ao apresentador Geraldo Luis, o ator lamentou o fim do programa: "Quando terminou, foi a morte de um sonho da gente".