Topo

Televisão

Telejornal da Globo erra e põe bairro da zona norte de São Paulo no centro

Reprodução/TV Globo
Telejornal "SP2", da Globo, erra mapa e coloca o Jaçanã, bairro da zona norte de São Paulo, no centro Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

25/10/2017 19h23

O "SP2" desta quarta-feira (25) durou apenas sete minutos por causa da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, mas foi tempo suficiente para cometer um erro geográfico. O telejornal local da Globo errou o mapa de São Paulo e colocou o tradicional bairro do Jaçanã, famoso pela música "Trem das Onze", no centro da cidade.

O erro aconteceu durante uma reportagem sobre homicídios em São Paulo. Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), Jaçanã foi o distrito com o maior número de vítimas de assassinato neste ano.

Antes da reportagem, César Tralli, que apresentou o telejornal no lugar de Carlos Tramontina, disse corretamente que Jaçanã fica na zona norte. "Os números oficiais colocam o Jaçanã, na zona norte de São Paulo, como o bairro que teve o maior número de vítimas de assassinato este ano", informou o âncora.

Durante a reportagem, outro bairro, muito longe da zona norte, foi apontado pela Globo como se fosse o Jaçanã. Segundo o mapa oficial da Prefeitura de São Paulo, o distrito que o telejornal mostrou como sendo Jaçanã é, na verdade, o Jardim Paulista, na região central.

Sete minutos após entrar no ar, Tralli interrompeu a reportagem e o "SP2" para dar lugar à transmissão da votação da denúncia contra Temer, e não retornou. Por isso, não conseguiu corrigir ao vivo o mapa errado.

Reprodução/TV Globo
Globo coloca Jaçanã no centro de São Paulo no telejornal "SP2" Imagem: Reprodução/TV Globo

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!