Topo

Afastamento de William Waack é notícia também na imprensa estrangeira

Afastamento de Waack é notícia em veículos internacionais, como o The New York Times (foto) e Washington Post - Reprodução/The New York Times
Afastamento de Waack é notícia em veículos internacionais, como o The New York Times (foto) e Washington Post Imagem: Reprodução/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

09/11/2017 17h52

O afastamento do jornalista William Waack, acusado de ter dito uma suposta frase racista durante a cobertura das eleições americanas, em novembro de 2016, ganhou as páginas de vários veículos internacionais nesta quinta-feira (9).

A agência internacional Associated Press (AP) soltou a notícia logo pela manhã, e alguns sites como o prestigiado The New York Times e The Washington Post, nos Estados Unidos, a reproduziu.

"A TV Globo, uma gigante da mídia brasileira, suspendeu o âncora de um de seus programas de notícias depois que um vídeo circulou online no qual ele parece fazer comentários racistas", diz um trecho da reportagem.

Veja mais

No vídeo, Waack aparece conversando nos bastidores, pouco antes de uma entrada ao vivo de Washington (EUA), na cobertura da vitória de Donald Trump na eleição presidencial, e o mostra xingando um motorista que passa buzinando. "Está buzinando por quê, seu merd* do cacete?", afirma ele.

Depois, Waack diz claramente: "Deve ser um, com certeza, não vou nem falar de quem, eu sei quem é, sabe o que é?". O entrevistado, no caso o jornalista e diretor do Wilson Center, nos Estados Unidos, Paulo Sotero, faz cara de dúvida.

O vídeo é do dia 9 de novembro de 2016, mas ganhou destaque nas redes sociais ao longo desta quarta-feira. O UOL procurou a TV Globo para se manifestar sobre o assunto durante todo o dia, mas a nota oficial sobre o afastamento de Waack ocorreu somente às 21h30.

Chamada às pressas

Renata Lo Prete apresentou o "Jornal da Globo", na noite desta quarta-feira (8), no lugar do titular William Waack. O UOL antecipou a informação sobre a substituição temporária às 21h04.
 
Lo Prete iniciou a edição do telejornal falando sobre o afastamento de William Waack de suas funções e lendo o comunicado oficial lançado pela emissora.
 
Âncora do "Jornal das Dez" e uma das principais comentaristas de política do canal Globo News, Renata Lo Prete já substituía Waack, eventualmente, em feriados e durante as férias, mas foi chamada às pressas devido ao vídeo vazado nesta quarta.