Topo

Anitta sugere tirar "ordem e progresso" da bandeira: "Ninguém leva a sério"

Anitta sugere tirar "ordem e progresso" da bandeira do Brasil - Montagem/UOL
Anitta sugere tirar "ordem e progresso" da bandeira do Brasil Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

10/11/2017 11h11

Anitta quer mudar a bandeira do Brasil. A cantora sugeriu melhorar a ideia de Hans Donner, criador de aberturas de novelas e programas da Globo, de inserir a palavra "amor" antes da frase "ordem e progresso", adotada desde 19 de novembro de 1889.

"Eu colocava só amor que já estava ótimo", comentou Anitta no Twitter. A cantora justificou dizendo que "ninguém leva a sério" a frase "ordem e progresso".

"E outra parte já está tão contraditória que ninguém leva a sério mais... Então só no amor dá para pelo menos tentar", continuou.

Hans Donner apresentou a bandeira modificada na última quinta-feira (9), durante o Fórum do Amanhã, em Tiradentes (MG). Um dia antes, no lançamento do livro "Biografia da Televisão Brasileira", o designer austríaco de 69 anos explicou ao UOL por que deseja alterar a frase da bandeira brasileira.

Donner contou que quer resgatar o lema positivista do filósofo Auguste Comte (1798-1857), que inspirou o "ordem e progresso", e também quer mudar o sentido da faixa branca dentro do círculo azul.

"Em 1889, fez-se a bandeira do Brasil com o seguinte lema: 'Amor por princípio, ordem por meio e progresso por fim'. Eliminaram o amor e eu coloquei de volta. E girei para que 'amor, ordem e progresso' subisse. Agora, ordem empurra o progresso para baixo", afirmou o designer.

Hans Donner planeja colher 100 mil assinaturas em uma petição online para tornar real o sonho de mudar a bandeira do Brasil.