Anitta sugere tirar "ordem e progresso" da bandeira: "Ninguém leva a sério"
Anitta quer mudar a bandeira do Brasil. A cantora sugeriu melhorar a ideia de Hans Donner, criador de aberturas de novelas e programas da Globo, de inserir a palavra "amor" antes da frase "ordem e progresso", adotada desde 19 de novembro de 1889.
"Eu colocava só amor que já estava ótimo", comentou Anitta no Twitter. A cantora justificou dizendo que "ninguém leva a sério" a frase "ordem e progresso".
"E outra parte já está tão contraditória que ninguém leva a sério mais... Então só no amor dá para pelo menos tentar", continuou.
Hans Donner apresentou a bandeira modificada na última quinta-feira (9), durante o Fórum do Amanhã, em Tiradentes (MG). Um dia antes, no lançamento do livro "Biografia da Televisão Brasileira", o designer austríaco de 69 anos explicou ao UOL por que deseja alterar a frase da bandeira brasileira.
Donner contou que quer resgatar o lema positivista do filósofo Auguste Comte (1798-1857), que inspirou o "ordem e progresso", e também quer mudar o sentido da faixa branca dentro do círculo azul.
"Em 1889, fez-se a bandeira do Brasil com o seguinte lema: 'Amor por princípio, ordem por meio e progresso por fim'. Eliminaram o amor e eu coloquei de volta. E girei para que 'amor, ordem e progresso' subisse. Agora, ordem empurra o progresso para baixo", afirmou o designer.
Hans Donner planeja colher 100 mil assinaturas em uma petição online para tornar real o sonho de mudar a bandeira do Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.