Topo

Globo exibe "Nazaré confusa" em "Senhora do Destino" e "quebra" a internet

Nazaré é presa e fica confusa em "Senhora do Destino" - Reprodução/TV Globo
Nazaré é presa e fica confusa em "Senhora do Destino" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

13/11/2017 17h50

A "Nazaré confusa", que saiu da TV e virou meme internacional nas redes sociais, voltou ao ar nesta segunda-feira (13). A Globo exibiu no "Vale a Pena Ver de Novo" uma das cenas mais esperadas pelo público de "Senhora do Destino": a prisão da vilã interpretada por Renata Sorrah.

O mundo descobriu Nazaré Tedesco no segundo semestre de 2016. A loira virou meme por causa da cena em que aparece "confusa" dentro da cadeia, e o gif com o olhar perdido da vilã foi compartilhado por pessoas de vários países que nem sabem que ela é uma personagem de novela.

Na cena da novela (exportada para mais de 20 países), Nazaré invadiu a casa de sua rival, Maria do Carmo (Susana Vieira), e foi presa. Dentro da cadeia, ela relembrou uma conversa com Viviane (Letícia Spiller), nora de Maria do Carmo, enquanto olhava para as paredes da cela.

O público vibrou na internet com a reprise da cena. "Nazaré" ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. O gif voltou com força durante o Enem, realizado nos últimos dois domingos. Na web, os estudantes diziam se identificar com o olhar confuso da vilã durante as provas.

A própria Globo anunciou a cena da prisão de Nazaré brincando com o meme. "Roubou a filha da Do Carmo, tacou Djenane escada abaixo, deu cabo do marido, ameaçou a Claudinha. E agora, está confusa, Nazaré? Hoje, vale a pena te ver de novo atrás das grades", diz a chamada narrada por Mabel Cezar, voz-padrão feminina da emissora.

Meme começou em 2016

Nazaré Tedesco, vilã de "Senhora do Destino" (2004), vira meme mundial - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Nazaré Tedesco, vilã de "Senhora do Destino" (2004), vira meme mundial
Imagem: Reprodução/Twitter
No auge do meme, tweets em inglês e até em russo brincaram com a cara de Nazaré. Internautas norte-americanos também usaram o gif para fazer piada do debate entre Donald Trump e Hillary Clinton. Alguns chegaram a ter mais de 48 mil retweets, um fenômeno.

Os estrangeiros, porém, não sabiam quem era Renata Sorrah e confundiram a atriz do meme com Sarah Paulson e Julia Roberts. Alguns brasileiros reclamaram que os gringos "roubaram" o meme, porém a maioria comemorou e tenta explicar a eles, em inglês, quem era Nazaré.

Ao UOL, Renata Sorrah mostrou-se surpresa com a repercussão de Nazaré pelo mundo: "Olho para um lado e para o outro, sei lá o que é, um meme, né? Não sabia, não tinha noção disso. Sei que faz muito sucesso no Brasil. Todo mundo acompanha, tem vários memes de várias coisas, é uma loucura, mas que tinha ido para os Estados Unidos eu não sabia, eles não sabem quem é".

Para os internautas, porém, Nazaré está desnorteada. Por isso, chamam a personagem de "confused blondie" (loira confusa) e "math lady" (senhorita matemática), porque um dos memes mais famosos mostra a vilã "confusa" em meio a equações matemáticas.

"Gente... 'confused blonde', math lady. Ai, meu Deus! Ai, que engraçado, como rende essa personagem!", divertiu-se Renata, que disse não se importar com a zoeira na internet: "Acho bem engraçado isso, com humor. Não me incomoda a mínima".

Nazaré é hit na web muito antes do "olhar confuso". Os trejeitos da vilã já renderam gifs, comunidades no antigo Orkut e páginas no Facebook. "No Brasil nunca parou, cada vez aumenta mais. Tem uma geração que não viu 'Senhora do Destino' e conhece por causa desses memes", comemorou a atriz, que não tem rede social.

"Tinha Facebook, não tenho mais. Tinha Twitter fechado, resolvi abrir, veio uma montanha de gente atrás e falei 'Ah, que medo!'. Tirei. Era muita gente. Não tenho rede social, mas tenho muitos perfis falsos, que não sou eu", esclareceu.