Topo

Moacyr diz que demissão do SBT é "inexplicável": "Meu salário era ridículo"

O ator e humorista Moacyr Franco - Leo Franco/AgNews
O ator e humorista Moacyr Franco Imagem: Leo Franco/AgNews

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

22/11/2017 18h06

Moacyr Franco acompanhou de longe a repercussão de sua demissão do SBT, após mais de 20 anos de casa. O artista estava viajando para Belo Horizonte (MG) e preferiu se afastar de colegas e dos próprios filhos para evitar uma tristeza ainda maior. Nesta terça-feira (22), ainda um pouco abalado, resolveu falar sobre sua saída da emissora em que colecionou sucessos.

"Não estava aqui, estava em Belo Horizonte. Como tinha muita gente, não queria ficar triste e desliguei. Além de todos os profissionais, tenho meus filhos, um de 15 anos, o Johnny, que está nos Estados Unidos com o produtor Timbaland. Não queria que meus filhos soubessem e não queria falar com ninguém. Hoje, cheguei de viagem e resolvi clarear um pouco", afirma Moacyr ao UOL.

Moacyr Franco como Jeca Gay em "A Praça É Nossa" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Moacyr Franco como Jeca Gay em "A Praça É Nossa"
Imagem: Reprodução/SBT
Mais de 24 horas depois o anúncio da demissão, o ator e humorista admite estar surpreso com o carinho do público --"Nem esperava que tivesse essa repercussão. Para mim, foi até lisonjeiro todo mundo falando a meu favor"--, mas ainda não "clareou" o motivo pelo qual foi desligado da emissora de Silvio Santos. Para ele, seu histórico de bons programas que apresentou e criou na rede não justificam a dispensa.

"Foi muito ruim, bastante triste para mim. É uma coisa que eu não esperava de jeito nenhum. É inexplicável. Tudo que fiz no SBT deu certo, deu resultado. Fiz o programa das paródias, depois 'Ô Coitado', que foi um baita sucesso, é até hoje um dos maiores êxitos da casa, na estreia a gente deu 32 pontos de pico e 26 de média. Depois, foi 'Meu Cunhado', já reprisaram quatro vezes, é compensador para a casa. Fiz 'Pequenos Brilhantes' contra a Xuxa. Começamos dando 8 contra 14 e terminamos dando 16 a 10", recorda.

Carlos Alberto de Nóbrega e Moacyr Franco - Leonardo Nones/SBT - Leonardo Nones/SBT
Carlos Alberto de Nóbrega e Moacyr Franco
Imagem: Leonardo Nones/SBT
Moacyr conta que ainda não conversou com Carlos Alberto de Nóbrega, líder de "A Praça É Nossa", mas relembra com carinho seu trabalho como Jeca Gay, personagem que viveu durante 12 anos no humorístico: "Sou amigo dele desde 1958. Na 'Praça', todos os bordões que eu lancei são sucesso. 'Viver é bom, mas dá um trabalho', 'Bão e bunito', 'Chorei largado', 'Chique no úrtimo', a música 'E é verdade, é sim sinhô'. Deu tudo certo comigo lá".

O humorista deixou conteúdo inédito no SBT, como o projeto de uma nova temporada de "Ô Coitado", mas o SBT ignorou a proposta: "O SBT podia ter me aproveitado também como ator. Estava fazendo só a 'Praça', mas não é porque eu não quisesse. Mandei vários projetos, fizemos um piloto do novo 'Ô Coitado', algo mais moderno, mas nunca responderam. Como eu ganhava muito pouco, achava que estava tudo bem. Ganho no nível de todos os atores da 'Praça'".

Aos 81 anos, Moacyr não pensa em se aposentar e tem projetos com Danilo Gentili, com quem trabalhou junto no filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola".

"Estou bolando um seriado e outro filme com o Danilo Gentili. Estou bem com esse pessoal jovem, para mim é legal porque a gente refresca um pouco. Estou fazendo muitos shows. Embora ganhe muito pouco, eu trabalho demais, três vezes por semana. Meu salário no SBT era 40 'paus', era ridículo. Enquanto todo mundo ganha milhões, pelo que sei", especula.

Em seu canal no YouTube, Moacyr Franco falou sobre sua demissão e agradeceu o carinho do público. Ele disse que topou reduzir o salário para permanecer contratado e se considera "veterano com fôlego" para continuar trabalhando. O humorista ainda antecipou que continuará aparecendo no SBT, recebendo cachê como jurado do "Programa Raul Gil".